Setembro Amarelo intensifica ações para comunidade e servidores da saúde

06/09/2019

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado na terça-feira (10), as atividades do Setembro Amarelo serão intensificadas nesta semana para a comunidade, e principalmente, para os profissionais da saúde, em Guarapuava. “Todas as ações são articuladas pelo Comitê de Saúde Mental, que está atento a demanda. Queremos pensar também na saúde dos profissionais, para que cuidem de si e possam identificar melhor os sinais de alerta. Só assim contribuiremos para a prevenção do ato”, destacou a coordenadora do Departamento de Atenção a Saúde Especializada, Cláudia Cunico Locatelli.

Na segunda-feira (09), a comunidade poderá participar de uma roda de conversa, às 14h, no salão da igreja Sant’Ana. Haverá atividade do grupo Falar é a melhor solução, com os alunos da disciplina de Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica, orientados por professoras do Departamento de Enfermagem, da Unicentro. A equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro também estará envolvida.

Já na terça (10), o Dia D terá programação especial, a partir da 13h30, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real. Os profissionais de saúde participarão da palestra motivacional da educadora e psicóloga, Ana Bela dos Santos, que terá como tema Entre o Chorar e o sorrir: aprender a viver. Além disso, o coordenador do programa voluntário GSV (Guarapuava Salvando Vidas), Arthur Mondin, falará com os participantes sobre as ações da plataforma online. Durante o evento, haverá a apresentação teatral “Era uma vez…”, com a Felchak Produções.

Na quinta-feira (12), a mesma programação do Dia D será ofertada aos servidores entre 8h30 e 10h, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real. Além dos profissionais da área de saúde, a programação inclui servidores das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e Políticas Públicas para as Mulheres, além do Núcleo Regional de Educação.

Publicado em: 06/09/2019