
Setembro Amarelo: Assistência Social e Saúde reúnem usuários do CAPS II e do SRT em tarde de descontração
04/09/2023
Durante todo o mês de setembro, diversas ações e iniciativas serão promovidas na cidade para conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, identificar sinais de problemas psicológicos e oferecer apoio adequado.
Nesta segunda-feira (4), no Parque das Araucárias, as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Saúde de Guarapuava uniram esforços para dar início às ações do conhecido “Setembro Amarelo”, iniciativa anual de extrema importância voltada para a prevenção ao suicídio.
Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) da cidade foram reunidos no chalé do Parque das Araucárias para uma tarde de brincadeiras, conversa e conscientização. Conforme a terapeuta ocupacional do CAPS, Diana da Silva, “no primeiro momento do evento, a proposta foi o resgate das memórias da infância com enfoque nas brincadeiras tema que já vinha sendo trabalhado nas oficinas”. Além disso, a terapeuta também reforçou a importância do lazer como uma importante ocupação para a manutenção da saúde mental.
De acordo com Fernanda Bariquelo, responsável pela coordenação da saúde mental do Município, essa atividade é uma das várias que serão realizadas durante o mês de setembro:
“Todas as unidades de saúde realizarão atividades em apoio ao Setembro Amarelo ao longo deste mês de setembro. Como Secretaria de Saúde, também participaremos do desfile de 7 de setembro, com o objetivo de disseminar informações à população. Além disso, colaboraremos com o grupo ‘Informação Salva-Vidas’ de blitz, fornecendo orientação à população em locais como semáforos, distribuindo panfletos e falando deste assunto. Tudo isso, com o propósito de abranger toda a população de Guarapuava”, contou Fernanda.
Izalde Laureano, que faz tratamento pelo CAPS há 7 anos, aprovou a ação:
“Foi uma tarde bem produtiva, porque uma atividade como essa traz afeto. Um conhecendo o outro melhor. A diversão foi grande, as pessoas se distraíram. Isso é muito importante para cada paciente. Os cuidados com a saúde mental não são apenas com um psicólogo ou uma terapia, é bom também elas saírem para se divertir, para se descontraírem, em um lugar agradável como este”, vibrou.
Segundo Jonathan Schneider, psicólogo do Centro, essa é uma atividade que faz parte do processo de tratamento. “O tratamento terapêutico é uma união de diversas ferramentas. Estar aqui, interagindo, brincando, reforçando os laços é muito importante para a saúde mental”, afirmou.
Por fim, Fernanda Bariquelo salientou a importância do trabalho contínuo na prevenção ao suicídio.
“Temos o mês de setembro e essa campanha como referência na prevenção ao suicídio. Mas temos que lembrar que a prevenção ao suicídio não se dá só no mês de setembro, mas sim, durante o ano todo. E é por isso que nós temos as equipes tanto nas unidades básicas de saúde quanto as equipes dos CAPS, tanto o CAPS/AD, que trata álcool e droga, quanto o CAPS II, que trata transtornos mentais, preparadas atender à população que tem esse sofrimento psíquico e às vezes ideação suicida”, discorreu.