Sete mil atletas participam da 34ª edição do Jesp

09/09/2015

Na tarde desta quarta-feira (9), o Ginásio Municipal Joaquim Prestes foi palco da abertura da 34ª edição do Jesp (Jogos Estudantis da Semana da Pátria). Durante a solenidade, o espírito esportivo emocionou quem acompanhou o desfile das 69 delegações, condução da tocha olímpica, hasteamento das bandeiras, acendimento da pira e juramento dos atletas. Este ano, sete mil estudantes disputam 24 modalidades, superando o recorde da edição anterior. “Proporcionar o Jesp é motivo de orgulho, pois incentiva a superação, disciplina e promoção da saúde. Sabemos como esses jogos são importantes na formação do atleta como cidadão, por isso nos dedicamos muito para que este momento aconteça da melhor forma”, explica o prefeito Cesar Filho.

Para a estudante Ana Lia Pitner, 11 anos, a solenidade de abertura foi marcante. Junto a esportista Tatiana Raquel da Silva, campeã do Pan do Rio, a jovem conduziu a tocha olímpica pelo Joaquim Prestes. Primeira atleta com necessidades especiais a disputar o Jeps, Ana sente orgulho em carregar o símbolo esportivo dos jogos. “Fico feliz em participar. Vou lembrar desse momento a vida toda”, comenta. O momento foi possível devido ao esforço do professor Marcos Albuquerque, que lutou pela inclusão da estudante com deficiência visual. “Todos temos limitações e somos diferentes. Mas por meio do esporte superamos problemas e unimos os seres humanos em todas as diferenças”, avalia o professor.

“Esse é o resultado do esforço da Prefeitura de Guarapuava em fomentar a prática esportiva no município. O Pliem [Projeto Lobinho de Iniciação Esportiva das Escolas Municipais] é o melhor exemplo disso, política pública de verdade que revela atletas e incentiva o esporte, por isso a grande participação das escolas”, discorre o secretário de Esporte e Recreação, Celso Góes, durante a solenidade de abertura que contou com a presença de secretários municipais, vereadores, militares do 26º GAC e autoridades.

No Jesp deste ano, duas modalidades foram incluídas: corrida de orientação e natação. Os jogos, que começaram no último dia 25 de agosto e seguem até 20 de setembro, já contou com disputas nas categorias individuais, como atletismo e tênis de mesa. Agora, começam as modalidades coletivas, a exemplo do futsal e basquete.