Servidores participam de atividade de sensibilização e valorização da vida

29/09/2019

Se amar, se abraçar, curtir a própria companhia, se enxergar e orgulhar-se de si. Uma prática valiosa que, por vezes, o ritmo diário minimiza. E foi para chamar a atenção dos servidores da Prefeitura de Guarapuava sobre a importância desse cuidado pessoal que a Secretaria de Administração preparou um bate-papo e diversas atividades dedicadas a valorização da vida. ” Nosso intuito é de promover um olhar para si,  para que cada um se reconheça como especial e se ame. Quando nos amamos,conseguimos passar esse amor também ao próximo e aqui, em nosso ambiente de trabalho, onde servimos à população, isso é fundamental. O servidor público deve estar muito bem e se sentir muito bem valorizado, inclusive com palestras frequentes e este olhar da gestão para eles, pra que isso reflita no atendimento e acolhimento da nossa população. Hoje é um dia para se pensar na vida, em como estamos, como está nossa vida”, afirmou a secretária de Administração, Denise Abreu Turco.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Para isso, desde cedo, muita música e mensagens de afeto, amor e carinho estavam espalhadas pela praça interna da Prefeitura Municipal. Balões coloridos lembraram as ações do setembro amarelo e o debate sobre saúde mental. Atividades relaxantes para o corpo e a alma também envolveram os servidores, como um alongamento e um bate-papo com a psicóloga, Luciane Sékula. “Vamos compartilhar um assunto que é tão dolorido, mas de suma importância falar, que é o suicídio. As pessoas precisam falar de suas dores. Elas não estão sabendo falar e não estão lidando com suas frustrações. E aí está a questão. O servidor também adoece, já que nosso trabalho, nossa vida está muito corrida e esquecemos que precisamos de qualidade nela. Acho que o esclarecimento de dizer para as pessoas o que é a doença, a gravidade e o quanto é importante, pode salvar vidas”, declarou a psicóloga.

Ao final, a distribuição de abraços gratuitos envolveu ainda mais os servidores. Foi o caso da Zoraide de Almeida, avaliadora imobiliária da Secretaria de Finanças, que foi contagiada pela energia positiva do encontro. ” Sempre gostei de abraço! Abraço meus filhos, amigos, colegas de trabalho. Eu acho o abraço bem importante, pois quando a pessoa está em depressão, por exemplo, ela vai se isolando e vai faltando contato. O contato dá a sensação de conforto, uma sensação diferente, que faz com que elas fiquem se sentindo melhor. Então o abraço é tudo, sou super fã de abraço! Por isso, ações como essas são tão importantes”, finalizou a servidora. No evento, houve ainda sorteio de brindes e um café para encerrar as atividades.