
Servidores municipais recebem capacitação para nova certificação RPPS
25/04/2023
Nos dias 24 e 25 de abril, segunda e terça-feira, respectivamente, Guarapuava recebeu o Curso Preparatório Nova Certificação RPPS, promovido pela Associação Paranaense de RPPS (APEPREV), com o apoio da Guarapuava PREV. A atividade visou capacitar os membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal, Comitê de Investimentos, gestores de recursos e dirigentes para a nova certificação profissional exigida pelo Ministério do Trabalho e Previdência por meio da Portaria 1.467, publicada em 6 de junho de 2022 pela Secretaria de Previdência do Governo Federal.
O curso foi ministrado pelo especialista em investimentos, Gustavo Leite, e teve carga horária de 16h, dividida em dois dias. As aulas foram no auditório do UniGuairacá Centro Universitário e reuniram dezenas de servidores municipais.
Para Adecleverson Rodrigo Santos, conselheiro e membro do Comitê de Investimento do FUNPREV de Pinhão, a capacitação é essencial para formar os gestores públicos. “É muito importante para nós, para quem gere todo o recurso que vai garantir a aposentadoria dos nossos servidores no futuro, garantir essa nova certificação e estar atualizado”.
Ao longo dos dois dias de curso, foram abordados os temas Seguridade Social; Operação do RPPS – Lei 9.717/98 e Portaria MPS 402/08; Plano de Benefício; Custeio Atuarial; Responsabilidade Disciplinar, Civil e Criminal; Inelegibilidade; Compliance e Ética; Administração Pública; CRP Pró-Gestão; Controle interno externo; Regulação, Fiscalização e Supervisão; Comprev; Contabilidade; Responsabilidade Fiscal e Previdenciária; Investimentos; Economia; Legislação RF, RV e Derivativos; Fundos de Investimentos.
Além das capacitações presenciais, o curso oferece um grupo no WhatsApp para conteúdo e tira-dúvidas e acesso à Plataforma LEMA Edu por 30 dias. Na plataforma, o aluno terá acesso a uma aula com a resolução do simulado, apostila do curso, resumos de cada módulo, simulado sem limite de tentativas e vídeos explicativos para a inscrição na prova, agendamento e emissão do certificado da Nova Certificação Seguro Aprovação. Caso o participante não seja aprovado na primeira tentativa, o acesso à plataforma será prorrogado por mais 30 dias.