Notícias

Servidores municipais participam de formação de brigadistas e monitores de segurança escolar

14/09/2023

A iniciativa vai garantir mais segurança nas unidades de ensino de Guarapuava.

 

Entre os dias 11 a 13 de setembro, mais de 50 servidores municipais participaram da etapa presencial da formação de brigadistas e monitores de segurança escolar, no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins. A ação é realizada pela prefeitura de Guarapuava, por meio do Departamento de Legislação da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. 

 

Os participantes realizaram a etapa on-line, de 60h, entre junho e agosto. Agora, os aprovados participaram da capacitação presencial de 16h, nos três dias. 

 

“Sabemos que a segurança sempre vem em primeiro lugar, e quando se trata da segurança das crianças, é nossa prioridade. Precisamos ter pessoas capacitadas para lidar com situações de riscos nos ambientes educacionais, porque estes espaços devem ser seguros, acolhedores e preparados para lidar com qualquer eventualidade”, destacou o secretário de Educação, Pablo de Almeida. 

 

Os brigadistas escolares são servidores capacitados e devidamente certificados, que formam a Brigada Escolar de cada instituição de ensino. Estes indivíduos auxiliam a comunidade escolar em casos emergenciais, já que possuem conhecimentos necessários para atendimentos básicos e condições técnicas para atuar em situações de risco.

 

Segundo o responsável pelo Departamento de Legislação e Processos Educacionais, Gerson Anschau Poleze, esta é apenas a primeira formação. Nos próximos meses mais seis capacitações devem ser realizadas. 

 

“A Secretaria de Educação está formando seus brigadistas escolares e os monitores de segurança escolar em vista de tudo que temos acompanhado nos últimos tempos. É uma demanda necessária, já que é obrigatório ter brigadistas nas unidades, simulações e planos de abandono em casos de sinistros. Tudo para prevenir possíveis ocorrências e garantir a segurança dos alunos e servidores”,  destacou Gerson.