
Servidores das Secretarias de Administração e de Desenvolvimento Econômico, fazem visita técnica às cidades de Maringá e Londrina
13/07/2022
Nesta semana, equipes das Secretarias de Administração e de Desenvolvimento Econômico, realizaram uma visita técnica às cidades de Maringá e Londrina. Promovida pelo programa Emprime, a viagem teve o objetivo de fazer com que os servidores conhecessem os sistemas de informática e de gestão de compras públicas e licitações.
“O trabalho de compras e licitações merece uma atenção especial, pois é bastante desgastante. E, se não é bem-feito, pode atrapalhar o funcionamento dos serviços. Na visita, estamos trocando experiências, aprendendo e também confirmando que muitas ações realizadas em Guarapuava estão avançadas em relação a outros municípios e são eficientes”, comentou a secretária de Administração, Doraci Senger Luy.
Nesta terça-feira (12), os servidores foram recebidos pelo secretário de Gestão Pública de Londrina, Fábio Cavazalli e Silva, que apresentou o trabalho para estimular a economia local, além do processo de regulamentação da nova lei de licitações, que entrará em vigor em abril de 2023.
“Nós contratamos uma consultoria para auxiliar na adaptação e acreditamos que essa é uma nova oportunidade para melhorar o nosso dia a dia e aprimorar as compras públicas, tornando mais fácil para a sociedade compreender e participar delas”, explicou.
Já Marcelo Frazão, coordenador do programa “Compra Londrina”, disse que é dada prioridade para as compras locais com a maior participação dos empreendedores, gerando mais renda e emprego na cidade. “Nosso objetivo é que nossa compra seja cada vez mais local e fácil, acessível e gratuita para as empresas participarem. Damos mais publicidade às negociações e, caso necessário, ensinamos tudo do zero com empatia para quem quer participar”, disse.
Na avaliação da coordenadora do Programa Emprime, Ana Claudia Klosowski de Andrade, as políticas públicas devem estar voltadas para o desenvolvimento local, estimulando a economia. “O Compras Londrina é um case de sucesso para fomentar os negócios, tornando o processo de licitação mais acessível, abordando e ensinando os potenciais participantes. É um exemplo a ser seguido e estamos implementando com o projeto Fomenta Licitações”, ressaltou.
A equipe também conheceu os sistemas de informática para o fluxo de processos e, na sequência, foi recebida pela diretora de Licitações, Lucia Gil, que explicou o sistema centralizado de compras e gestão dos contratos, destacando a adesão da equipe. “Todos são comprometidos, cumprem prazo, estão se atualizando com as normativas. O trabalho é centralizado. Comprar as coisas por valores diferentes, dá problema. A gente prefere fazer desse modo para focar em cada contrato, individualizando o trabalho”, comentou.
No dia anterior, em Maringá, o grupo esteve no Espaço do Empreendedor, onde foram recebidos pelo secretário de Trabalho, Família e Emprego, Francisco Favoto, e pela coordenadora do espaço Cássia de Fátima, que pontuaram os projetos de desenvolvimento da economia local. Atualmente, Maringá tem mais de 40 mil MEI’s.
A equipe também conheceu a Secretaria de Logística e Compras e o almoxarifado que concentra todas as compras municipais e é referência em termos de organização e planejamento.