Notícias

Recepcionistas de serviços municipais de saúde participam de capacitação “Acolhimento” 

08/08/2023

A ação é conduzida pelo curso de enfermagem da UNICENTRO e ocorre nos dias 8, 9, 14 e 15 de agosto

 

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), por meio do COAPES (Contrato Organizativo de Ensino-Saúde), promove a capacitação “Acolhimento” para funcionários da Secretaria de Saúde de Guarapuava. Todos os servidores que trabalham nas recepções das UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPA (Unidades de Pronto Atendimento), Unidades de Urgências e Emergências, além dos demais departamentos que realizam atendimento ao público, participam da ação.

 

A Política Nacional de Humanização (PNH) é abordada durante a capacitação. O “Acolhimento” é uma diretriz da PNH e consiste em uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

 

“A capacitação do acolhimento nos serviços de saúde é de extrema importância para garantir a qualidade no atendimento aos pacientes, além de ser fundamental para transmitir empatia e respeito, contribuindo para a humanização do atendimento. Um bom acolhimento proporciona ao paciente segurança e confiança, facilitando o estabelecimento de uma relação de parceria entre profissional e paciente. Desta forma, investir na capacitação do acolhimento nos serviços de saúde é essencial para aprimorar a qualidade do atendimento e garantir a satisfação dos pacientes”, comentou a secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni.

 

A capacitação ocorre nos dias 8, 9, 14 e 15 de agosto e é conduzida pelo curso de enfermagem da UNICENTRO. Os seguintes temas são incluídos: comunicação em saúde (verbal, não verbal e violenta), humaniza-SUS e escuta qualificada, importância dos fluxos das UBS e RAS (Redes de Atenção à Saúde), o acolhimento em saúde, e, finalizando, com avaliação e propostas.