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Servidores da SEMADS e da SMS de Guarapuava participam de curso Básico de Libras

05/04/2023

O curso ofertado pelo CAS está capacitando 40 servidores municipais integrantes da SEMADS e da SMS de Guarapuava. 

 

Com intuito de aprimorar o atendimento às pessoas surdas no município, na manhã desta quarta-feira (05), servidores da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e da Secretaria de Saúde (SMS), participam do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ofertado pelo Centro de Apoio ao Surdo e os Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS). 

 

“Este curso é muito importante para qualificar e melhorar o nosso serviço e principalmente promover a inclusão das pessoas surdas de Guarapuava que passam pelos CRAS, CREAS e precisam dos nossos serviços. Conversamos com o pessoal do CAS antes de iniciar as aulas, para que o curso seja voltado às nossas necessidades. Passamos todo nosso protocolo de atendimento antes, para que fosse um curso voltado para nossas práticas de trabalho”, explicou a secretária da SEMADS, Elenita Lodi.

 

Para a secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, a capacitação dos profissionais se faz importante na inclusão e para o aprimoramento dos atendimentos da rede de saúde municipal. 

 

“Os profissionais da área da saúde atuam diretamente com a população. Então, era de extrema urgência que eles compreendessem a Língua Brasileira de Sinais, para que o atendimento dos pacientes surdos se torne mais digno e humanizado”, salientou Chayane. 

 

Neste primeiro momento, o curso foi dividido em 2 turmas, com 20 servidores da SEMADS no período da manhã e vinte da SMS no período da tarde. A capacitação tem um total de 12 aulas, e acontecem todas às quartas-feiras, das 09h às 11h30 no formato presencial no Colégio Estadual Ana Vanda Bassara e mais 1h30 (Uma hora e meia) no formato online, totalizando 40h. 

 

“Incluímos em nossa demanda de atendimentos o curso, após secretarias distintas nos procuraram solicitando. Após isso, realizamos uma pré-inscrição e verificamos que a Secretaria de Assistência e a de Saúde demonstraram maior interesse em realizar. Então desenvolvemos o curso básico de Libras para que os profissionais que atuam diretamente com a população consiga se comunicar de maneira eficaz com a pessoa surda”, contou a secretária do CAS, Ana Cláudia dos Santos. 

 

“Eu acho de grande valia termos essas aulas, pois em nosso dia a dia de trabalho atendemos o mais diverso tipo de pessoas e entre elas estão a comunidade surda que precisa de atendimento”, finalizou a assistente social, Keithi de Sousa.