Notícias

Servidores da Agência do Empreendedor de Guarapuava participam do evento Inovação e Tecnologia em contas públicas e licitações 

07/07/2022

Servidores da Agência do Empreendedor de Guarapuava estão participando nesta quinta-feira (07) do evento Inovação e Tecnologia em contas públicas e licitações, promovido pelo Comprá Paraná, em parceria com TCE-PR, SEBRAE e FUPEME, em todo o Estado. Os municípios da Regional Centro do SEBRAE se reuniram em Ponta Grossa. E, o objetivo é incentivar as compras públicas diante da nova lei de licitações que vai entrar em vigor em 2023, buscando a adequação dos entes públicos e fornecedores. 

 

Durante todo o dia, foram promovidas atividades como palestras técnicas e motivacionais e apresentações artísticas sobre o tema. A abertura oficial foi feita pelo diretor de operações do SEBRAE-PR, Julio Cezar Agostini, que destacou o papel das micro e pequenas empresas no desenvolvimento da economia e geração de empregos. “As compras públicas auxiliam no fortalecimento das pequenas empresas e na geração de postos de trabalho. Por isso, é importante a ampliação da participação delas nas licitações, criando um ciclo positivo de desenvolvimento local”, enfatizou.

 

Outras palestras destacaram as novidades trazidas pela lei 14.133/2021 e o trabalho de controle feito por órgãos governamentais e entidades ao longo dos anos para tornar o processo mais transparente. Representantes de programas de compras públicas municipais de sucesso, reconhecidos por meio do  Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE, também tiveram destaque em um talk-show para falar sobre os projetos.

 

O evento teve duração de dois dias. Na quarta-feira (06) mais de 20 empreendedores guarapuavanos participaram da programação destinada aos fornecedores apontando os pontos benéficos da nova lei. O empresário Jaime Santos, acredita no aperfeiçoamento da legislação e dos processos de compras públicas. “Há uma preocupação que está sendo agregada às licitações que por muito tempo o processo foi visto  como de “carta marcada”, onde está trazendo mais transparência e a preocupação se aquele objeto vai atender às necessidades realmente, questões sobre pagamentos que são dúvidas muito grandes que o empresário tem, essas dúvidas foram sanadas aqui”, ressalta. 

 

Fomenta Licitações/ EMPRIME

 

O evento marca oficialmente o lançamento do projeto Fomenta Licitações do Programa EMPRIME, que busca incentivar ações na esfera pública e, principalmente, a maior participação dos Empreendedores locais como MEI’s e pequenas empresas nos processos de licitação. “Essa adaptação à nova lei é um desafio dos setores público e privado. Por isso, estamos nos dedicando para que a mudança ocorra de forma transparente e segura, permitindo compras de qualidade e fomentando a economia local com a capacitação e integração de mais empresas nessa área. Pelo projeto, muitos outros eventos e atividades devem ser realizados nesse sentido”, explica Ana Cláudia Klosouski de Andrade, coordenadora do EMPRIME.

 

NOVA LEI

 

A Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Em Guarapuava, a equipe já trabalha para realizar as adaptações necessárias exigidas no âmbito administrativo. Ainda neste mês, ocorrerá uma missão técnica em dois municípios paranaenses que avançaram nos processos de compras públicas para implementar ações similares.

 

Para saber mais, clique AQUI.