Notícias

12 guarapuavanas recebem homenagem na 17ª edição do título Mulher Cidadã

13/03/2020

“Enquanto precisarmos defender o óbvio, vamos existir e resistir”, discursou uma das homenageadas e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava, Adriele Andreia Inácio. Nessa noite de quinta (12), 12 mulheres que desempenham papéis fundamentais na luta pela defesa dos direitos das mulheres foram homenageadas e receberam o diploma de Mulher Cidadã, na Câmara Municipal de Vereadores. “Desde que a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulher foi criada nós tivemos avanços significativos na nossa luta. Enquanto no Brasil e no Paraná as estatísticas  mostram que os casos de feminicídio aumentam, em Guarapuava nós reduzimos em 54%. Nossa cidade é a 89ª do país que mais contrata mulheres. Tudo isso, é fruto de um trabalho árduo, mas não é só o meu. Todas essas mulheres que estão recebendo esse diploma hoje contribuíram para isso, esse mérito é delas. Eu fico muito feliz vendo cada uma delas recebendo essa linda homenagem, é importante celebrarmos cada conquista”, afirmou a secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres, Priscila Schran.

 

Enquanto no Brasil e no Paraná as estatísticas  mostram que os casos de feminicídio aumentam, em Guarapuava nós reduzimos em 54%. Nossa cidade é a 89ª do país que mais contrata mulheres.

 

Celebrar essas conquistas com o título de Mulher Cidadã é uma sugestão da vereadora Maria José. O evento é realizado desde 2002 e o objetivo é valorizar mulheres dos mais diversos segmentos que têm prestado serviços relevantes à comunidade. “Percebemos que todas as entidades ligadas às mulheres promoviam atividades no dia da mulher, mas a Câmara Municipal, que é a casa do povo, não tinha algo que valorizasse essa data tão importante da luta histórica das mulheres. É muito bonito ver, por exemplo, as servidoras públicas, que muitos dizem que fazem as coisas por obrigação, se doando, tomando iniciativas, fazendo trabalho comunitário e criando projetos que tem dado resultado na vida das mulheres. Por isso precisamos valorizá-las, enaltecê-las, é com muito orgulho que fazemos essa homenagem”, ressaltou Maria José.

 

A Deputada Estadual Cristina Silvestri é a primeira mulher guarapuavana a ocupar uma cadeira no parlamento estadual e já foi homenageada em anos anteriores. Para ela, são essas mulheres que transformam Guarapuava em uma cidade mais humana e justa. “São as mulheres que reivindicam pelos direitos não só delas, mas de todos os cidadão. Elas estão nas escolas pedindo por mais vagas, nas unidades de saúde pedindo por médicos, vacinas e remédios, estão preocupadas com a iluminação pública e a segurança do bairro onde moram. São elas que em uma necessidade se juntam e fazem acontecer. Fazemos isso porque somos mulheres e eu vejo aqui, hoje, mulheres muito valorosas que representam a nossa sociedade, que nos inspiram. Vejo mulheres vitoriosas que passaram e ainda passam por muitas dificuldades pelo simples fato de serem mulheres, mas nem por isso desistem. Elas seguem em frente porque são mulheres cidadãs”, discursos a deputada.

 

 

Para as homenageadas da noite, a emoção foi ainda maior. “O primeiro exemplo de mulher batalhadora que eu tive foi em casa, a minha mãe. Por isso, é uma honra estar aqui e um aprendizado, fazer parte da história de luta pela construção e efetivação das políticas públicas em atenção às mulheres no município. Lutamos para que possamos ser e estar onde quisermos, pelas “Tatianes” que sofreram feminicídio, pelas marias que morreram no parto, é pelas joanas que são mães solteiras, é pelas “Gabrielas” que são pressionadas a não participarem da política, é por todas. Nenhuma a menos”, falou a Adriele.

 

 

Participaram da solenidade a Deputada Estadual Cristina Silvestri; o presidente da Câmara dos vereadores João Carlos Gonçalves; a secretária de Educação e Cultura Doraci Senger Luy; a secretária de Políticas Públicas Para as Mulheres Priscila Schran; a secretária de Administração, Denise Turco; o secretário de Saúde, Celso Góes e a ex- vereadora Eva Schran.

 

Homenageadas

Adriele Andreia Inácio – Conselho Municipal dos Direitos das mulheres de Guarapuava.

Laura Maria Bastos Pupo – Ex-secretária Municipal de Educação.

Losanja Luciana Gonzales dos Santos – 16º Batalhão de Polícia Militar.

Maria Inês Cordeiro da Silva Guiné – Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG).

Maria Lucia Raimondo – 5ª Regional de Saúde de Guarapuava.

Maria Olimpia Gruber Abreu Silvestri – Clube Soroptimista Internacional de Guarapuava.

Maria Regiane Trincaus – Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro.

Rosa Maria Taques Gonçalves – Conselho de Pastores de Guarapuava.

Rosecléia Padilha Carneiro Seguro – Sindicato Rural de Guarapuava.

Thalyta Forquim Buco – Rede de Enfrentamento Violência Contra a Mulher.

Vanessa Lobato da Costa Medeiros – Centro Universitário Campo Real.

Vera Lúcia Borges Ferreira – Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.