Serviços públicos na palma da mão: Prefeitura de Guarapuava conta com aplicativo para simplificar o atendimento à população

26/05/2023

O aplicativo facilita o acesso aos serviços da administração municipal e está disponível tanto para aparelhos Android, como para IOS.

Com objetivo de desburocratizar, agilizar processos e serviços da administração municipal ao cidadão, a prefeitura de Guarapuava, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração, implementou o aplicativo “Atende Net”. O novo recurso está disponível gratuitamente tanto para aparelhos Android como para IOS.

“Temos uma sociedade cada vez mais digital. Sabemos da importância de caminharmos nesta questão também em nossos serviços públicos. Além de desburocratizar, estamos possibilitando que serviços rotineiros sejam feitos com mais agilidade. O acesso ao mundo digital é a chave que abre as portas da informação, da comunicação global e das infinitas possibilidades de aprendizado e conexão. Em nossa cidade, isto já é uma realidade em vários projetos que estamos instituindo para a população”, salientou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“Nós somos o único município no Brasil, que eu conheço, que é cem por cento digital. Então, esse aplicativo é apenas um complemento, onde o cidadão consegue fazer vários processos de maneira muito mais rápida, inclusive ouvidoria e o acompanhamento de protocolos. Não só o cidadão, como as empresas e o servidor também. Temos muitos serviços dentro do ‘App’ e estamos implementando mais. Por isso, a ideia é transformar o aplicativo em um complemento de tudo que estamos fazendo aqui no município”, destacou o diretor da área de Tecnologia da Informação (TI), Luiz Augusto de Abreu.

A prefeitura já usa o processo digital em todos os seus atendimentos. Além da facilidade ao acesso, isso ajuda a não ter perda de documentos.

“Hoje a população tem dois caminhos. Se a pessoa vier fazer um protocolo aqui na prefeitura, por mais que chegue com um documento físico, as atendentes vão digitalizar e passar o acesso à pessoa. A partir de então, o usuário pode consultar o processo dela via aplicativo ou site, de casa, do trabalho, de onde ela estiver. Caso prefira, a pessoa também pode fazer a abertura de seu protocolo de onde estiver, utilizando o ‘app’ ou via site: guarapuava.atende.net, em autoatendimento. E, como ele é digital, não existe mais como perder documentos ou arrancar folhas, extraviando informação. No digital não se apaga nada do sistema”, conclui o diretor.

Mesmo sendo um aplicativo completo para a população, ele está apenas no começo. A ideia é inserir mais serviços para que os cidadãos possam acompanhar todos os processos com apenas um clique em seus celulares.

“O APP tem vários serviços que já estão dentro do site do ‘Atende.net’ e os que usamos (na administração). Temos a solicitação de assinatura. Com ele conseguimos abrir o aplicativo e assinar o documento sem precisar de um computador, diretamente no smartphone, utilizando o APP. Processos, consultas, trâmites estão disponíveis. Parece pouco, mas o serviço, na verdade, está bem completo. Porém, ainda é o começo, queremos implementar mais serviços para facilitar ainda mais o atendimento”, ressaltou o analista de sistema, Odenes Algemiro da Silva.

Alguns dos serviços disponíveis no APP são:

Consulta de Débitos;

Acompanhar as licitações;

Emitir Protocolo e Processos;

Consulta de Documentos;

Emitir a Ficha Financeira de Servidor;

Relatório de Ponto;

Justificativa de Ponto;

Solicitar Processo de Ouvidoria.

Para baixar o aplicativo basta entrar na loja de aplicativos do seu aparelho e buscar por “Atende Net” ou acessar o link disponível AQUI.