Serviço de Verificação de Óbito fornecerá dados para o quadro epidemiológico de Guarapuava

09/07/2014

A Prefeitura de Guarapuava, em parceria com a Unicentro, vai oferecer o SVO (Serviço de Verificação de Óbito). O objetivo é atender óbitos sem traumas ou violência, possibilitando um estudo mais detalhado para determinar a causa de mortes naturais. O IML (Instituto Médico Legal) continuará responsável pela verificação de mortes violentas e acidentais. A assinatura do convênio entre o poder público municipal e a instituição superior de ensino, que aconteceu semana passada, integra as comemorações dos 24 anos da Unicentro.

Durante o evento, o prefeito Cesar Silvestri Filho destacou que o SVO vai fornecer dados mais precisos para o quadro epidemiológico de Guarapuava. “Como já acontece nos grandes centros, o município terá esse importante sistema. É um serviço de avaliação da causa da morte desconhecida ou duvidosa e que também fornecerá informações ao Departamento de Epidemiologia e para a elaboração de políticas públicas, pois coloca em evidência os possíveis riscos à saúde da população”, afirma. Segundo o secretário de Saúde, Stefan Negrão, a universidade cederá a estrutura física, no campus Cedeteg; já a Prefeitura de Guarapuava vai contratar médicos patologistas e fornecer veículos e equipamentos para o funcionamento do serviço, que iniciará em breve.