Notícias

Serviço de inspeção da Secretaria de Agricultura de Guarapuava é modelo para outros municípios

16/10/2015

O SIM/POA (Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal), vinculado à Secretaria de Agricultura, auxilia os pequenos produtores de Guarapuava na formalização de empreendimentos para tornarem-se agroindústrias familiares. O trabalho técnico tem o objetivo de adequar a estrutura dos locais para que possam receber o selo de inspeção e garantia de qualidade. Após a regularização, os produtos podem ser comercializados nas Feiras do Produtor Rural e também em estabelecimentos comerciais, como os supermercados e padarias.

Como prova de que o trabalho está rendendo resultados positivos, a Secretaria de Agricultura e os produtores rurais de Guarapuava receberam mais uma visita de representantes de outros municípios. Na manhã desta quinta-feira (15), o secretário de Agricultura de Pitanga, Ivanir José Seben, e as médicas veterinárias Renata de Lucca e Dilmarize Gonçalves da Luz estiveram em Guarapuava para conhecer a estrutura de duas agroindústrias de produção de queijo no Distrito do Guará.

Segundo o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, a visita foi motivada porque a equipe tem interesse em regularizar a situação de queijarias do interior de Pitanga.  “Nosso trabalho têm despertado o interesse de municípios vizinhos, pois temos investido nos produtores rurais, auxiliando na formalização de seus empreendimentos”, enfatiza Vezzaro, lembrando que, apenas este ano, a Secretaria de Agricultura já recebeu a visita de comitivas de Maringá, Londrina, Pato Branco, Laranjal e Pinhão.