Notícias

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos retoma oficinas presenciais para crianças e adolescentes

06/08/2021

Após mais de um ano com atividades no modelo remoto, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), retoma oficinas presencias para crianças e adolescentes atendidas pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), nesta segunda-feira (09). os cursos ofertados são: violão, musicalização, contação de histórias, judô, futsal e futebol. “O retorno dessas atividades é importante, pois auxilia na prevenção de situações de violações de direitos. Este serviço é pautado na defesa e afirmação dos direitos e para o desenvolvimento das potencialidades dos usuários, visando alcançar alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais”, destacou a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Rosângela dos Santos Virmond.

 

As atividades vão respeitar todos os protocolos sanitários, incluindo a quantidade limitada de pessoas por oficina. Os grupos serão de até 10 crianças e/ou adolescentes encaminhados pela rede de proteção e atendimento a criança e ao adolescente.

 

O que é o SCFV?

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica que possui entre outras atribuições, a prevenção das vulnerabilidades sociais, tendo como público crianças, adolescentes e suas famílias, inseridas no Cadastro Único. O serviço oferece atividades com o intuito de despertar potencialidades individuais e sociais para proporcionar uma emancipação pessoal. “Já existe planejamento para retorno das atividades para idosos e as famílias dos atendidos. Enquanto os serviços para esses públicos não voltam, os participantes podem acompanhar as oficinas a página do Facebook do Serviço de Convivência”, explica Cibeli Tozzi, coordenadora do Serviço de Proteção Social Básica.

 

Estão disponíveis diversos vídeos produzidos pela equipe. Para ir até a página, clique aqui.