Serviço de cadastro para uso de aparelhos respiratórios passa a ocorrer no Centro de Curativos

09/06/2020

A partir desta segunda-feira (15), o serviço de cadastro de pacientes que precisam de aparelhos respiratórios cedidos pelo município e pelo Estado passará a funcionar em novo local. Anteriormente, a oferta desses aparelhos ocorria na Ouvidoria do serviço de saúde e, agora, funcionará junto à Atenção Domiciliar Melhor em Casa, no recém inaugurado Centro de Curativos Risolete Staben.

Nos serviços deste programa, os aparelhos são prescritos aos pacientes a partir da consulta médica, onde é avaliada a necessidade dos equipamentos. Após a prescrição, os familiares devem efetuar um cadastro no Centro de Curativos. “Esse programa une a Prefeitura e a 5ª Regional de Saúde, onde o município é responsável pelos torpedos de oxigênio e pelos concentradores de ar ligados a energia elétrica e a 5ª Regional oferece os equipamentos de CPAP, BiPAP e respiração mecânica. Todo esse atendimento agora funcionará junto à atenção domiciliar”, explicou a coordenadora do Programa Melhor em Casa e do Centro de Curativos, Maria Theresa Melhem Pellissari.

Segundo a coordenadora, com a mudança, os mais de 500 pacientes que fazem uso do programa terão assistência com visita médica regular. “Se um paciente estiver internado e houver necessidade de uso dos aparelhos em casa, antes que ele receba alta, nossa equipe orientará os familiares sobre o cadastro e entregará o aparelho na casa do paciente, prestando auxílio aos familiares sobre o manuseio da máquina e eventuais dúvidas”, esclareceu.

O Centro de Curativos fica na rua Guaíra, nº 2069, no bairro Alto da XV.