Notícias

Serviço de 0800 sobre o Covid-19 começa nesta sexta (20)

19/03/2020

A partir das 8h desta sexta-feira (20), Guarapuava terá mais uma ferramenta de informação, prevenção e orientação sobre o Covid-19. A equipe da Secretaria de Saúde começará o atendimento por telefone para pessoas com sintomas ou suspeita de Covid-19 e também para quem deseja tirar dúvidas sobre a doença. Além de facilitar o acesso às recomendações, o atendimento pelo serviço de 0800 vai desestimular o deslocamento desnecessário de pessoas até as unidades de saúde.

 

FUNCIONAMENTO

 

Para este serviço, basta contatar o telefone 0800 642 0019, entre às 8h e às 23h. A equipe composta por um médico e enfermeiros irá te ajudar a tirar dúvidas e passar orientações em casos suspeitos do Covid-19.

 

Mas, novamente, vale lembrar que o bom senso é fundamental. “Pedimos que as pessoas liguem apenas para dúvidas e questionamentos relacionados ao Covid-19, pois esse canal é dedicado somente para essa doença. Hoje o bom senso e a informação são as principais armas para a prevenção”, orientou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA COMPARTILHAR NO ATENDIMENTO

 

Ao ligar para o serviço com suspeita da doença é importante compartilhar com o profissional da saúde quais são seus sintomas, histórico relacionado a viagens internacionais ou nacionais para as zonas de transmissão, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e sobre possível contato com pessoas que tenham vindo desses locais.

 

Com esses dados, a equipe de saúde fará a avaliação e monitoramento da pessoa e/ou família. Se necessário, haverá deslocamento da equipe especializada ao domicílio do paciente para avaliação médica.

 

 

Confira o vídeo com orientações sobre o Covid-19: