Notícias

Série Black Mirror inspira palestra do Laboratório de Ideias de Guarapuava

21/03/2018

A influência das novas tecnologias no mercado de trabalho foi o tema da palestra Isso é tão Black Mirror, do Laboratório de Ideias, da Prefeitura de Guarapuava, durante Semana de Comunicação da Faculdade Campo Real. O diretor do Lab, Andy Troc, instigou os participantes a pensarem sobre o que vão ser quando o futuro chegar e se estarão preparados para trabalhar em empregos que ainda nem foram criados. “Nosso objetivo é mostrar aos alunos que eles precisam se reinventar e se preparar para essa nova era da tecnologia. Saber coisas básicas de programação, arduino, e processing, daqui alguns anos, será como saber falar inglês”, frisou Troc. Como o próprio nome da palestra indica, a série Black Mirror foi utilizada para exemplificar algumas das consequências das novas tecnologias. “A tradução de Black Mirror é espelho negro, e se refere à tela dos smartphones, computadores e tablets”, explicou.

Na palestra, também foram abordados temas como a 4ª Revolução Industrial, que é a sucessora da Revolução Digital, e fusão da tecnologia com o mundo físico e biológico. “Hoje já temos a inteligência artificial, já conseguimos usar a tecnologia pra suprir necessidades biológicas. Com a ajuda dessas tecnologias já conseguimos trabalhar com edição genética, impressão de órgãos, transhumanismo que é a transformação da humanidade através da tecnologia. No Lab, por exemplo, já conseguimos produzir próteses de braço com a impressora 3D”, ressaltou Troc.

O acadêmico de Publicidade e Propaganda da Campo Real, Gean Lucas Belem demonstrou muito interesse na palestra e nas oficinas oferecidas pelo Lab. “É muito bom refletir sobre as tecnologias do futuro, muitas já estão por aí, mas a gente acaba não vendo como podem interferir no mercado do trabalho. Nós jovens precisamos nos preparar para esse futuro explorando outras áreas também. Me interessou muito a oficina de Arduino, pois como entusiasta na área criativa amo conhecer novas formas e ferramentas que possam me ajudar a construir minha ideias”, comentou Gean.

A palestra aconteceu na noite desta terça-feira (20). A Semana de Comunicação da Faculdade Campo Real segue até sexta-feira (23). As instituições de ensino e empresas interessadas em receber palestras e oficinas do Laboratório de Ideias podem entrar em contato pela página do Lab no Facebook.