SEMED promove curso de Libras gratuito para servidores das Escolas e CMEI’s Municipais de Guarapuava

05/08/2022

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu mais um passo para um novo formato de educação inclusiva na rede Municipal de Ensino de Guarapuava. A partir de agora, será promovido o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), direcionado para os servidores da rede.

“É um projeto incrível que capacita os educadores que têm contato direto com esses alunos, garantindo a inclusão social e educacional. Essa iniciativa vai resultar em um trabalho mais comunicativo com as nossas crianças na sala de aula”, destaca o prefeito, Celso Góes.

As aulas são ministradas na Escola Municipal São José, pelo instrutor de Libras, José Aramis Barbosa de Oliveira, que é surdo, e pela assessora pedagógica Cristina Guerra Daniel, que apoia como intérprete sempre que necessário.  “Esse curso básico de Libras  quebra barreiras na comunicação entre os profissionais e os alunos surdos, pois oferece aos servidores condições mínimas de comunicação para os profissionais de dentro das unidades de ensino. Uma vez que esses alunos estão matriculados no ensino regular, eles precisam se sentir acolhidos e incluídos dentro das escolas”, explicou Cristina.

Neste momento, foram priorizados os professores, educadores e demais funcionários das unidades escolares, que possuem alunos surdos matriculados. No futuro, havendo oportunidade de vagas, serão abertas a todos os servidores das demais escolas.

As aulas são às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30. Serão 10 encontros no total, com carga horária de 40 horas. Todos os servidores participantes receberão certificação no fim do curso.