Semeando Saberes realiza projeto de Meliponicultura e Fossa Ecológica para membros de comunidades rurais

04/05/2017

A Comunidade Rural de Campina Bonita teve uma atração a mais esta semana. O Projeto Semeando Saberes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentou aos moradores como ter a criação de abelhas Jataí e Plebéia, que não possuem ferrão e são nativas da região. O objetivo do curso foi proporcionar a comunidade uma nova possibilidade de produção. “As abelhas são bio-indicadores e só desenvolvem o mel em um ambiente sem poluição, que é a realidade desta comunidade. Ao aprenderem mais sobre a produção, os agricultores podem ampliar sua renda com a venda de mel”, destaca a bióloga da Secretaria, Selba Peres Lopes.

A Comunidade Rural de Nova Geração também recebeu o projeto Semeando Saberes. Desta vez, a equipe apresentou a Fossa Ecológica, que auxilia o saneamento no meio rural. “Além de não agredir o meio ambiente, essa fossa melhora a qualidade de vida dos moradores. O projeto tem baixo custo e promove a reutilização de materiais como pneu, lona, pedra rachão, areia e outros, fazendo com que a fossa seja construída. Após a sua construção, os moradores podem plantar flores e outras plantas que não tenham grandes raízes” destaca José Carlos, monitor do projeto.

Semeando Saberes

O projeto Semeando Saberes é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com o Fundo Nacional de Meio Ambiente para promover a formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar, por meio da adoção de práticas de produção sustentável e tecnologias sociais. “Com o Semeando Saberes estamos incentivando as comunidades rurais  para que haja sucessão familiar no campo, geração de renda e responsabilidade ambiental. Isso significa que a produção precisa ser sustentável e não causar danos ao meio ambiente. Além disto, o projeto também integra toda a comunidade na produção dos alimentos”, explica a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Selba Peres Lopes.

Publicado em 04/05/2017