Notícias

Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência reforça o cuidado com as jovens guarapuavanas

08/02/2021

A juventude é uma fase de mudanças, mas também de muita atenção à vida sexual. Por isso, fevereiro marca pela Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, dando destaque a implantação do Programa Nossa Família que já proporcionou a queda de 10% de gestações indesejadas na faixa etária de 10 a 19 anos, no último ano.

 

“Em Guarapuava, o programa Nossa Família é pioneiro no Brasil, que combate gestações precoces e indesejadas, oferecendo métodos contraceptivos de longa duração para mulheres de vulnerabilidade social. Das 300 mulheres atendidas, 60% são adolescentes. No primeiro ano, conseguimos evitar 70 gestações. Mas a principal prevenção a gravidez é a informação. Os pais devem levar os filhos até um profissional de saúde para serem orientados”, destacou a coordenadora da Clinica da Mulher, Sueli Ribeiro.

 

Com o programa, a queda dos números demonstra que o amplo trabalho deve continuar no município, já que a gestação precoce induz a um ciclo vicioso de pobreza e baixa escolaridade. Entre as causas, estão os elevados índices de casamentos infantis, violência sexual e falta de acesso aos métodos anticoncepcionais. Em casos mais graves, a falta de contraceptivos pode levar a transmissão de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

 

Por isso vale a pena buscar atendimento médico, procure a UBS (unidade Básica de Saúde) mais próxima.