Notícias

SEMAG apresenta o projeto “Águas da Serra: proteção e recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio das Pedras” no XXIV ENCOB 

25/08/2022

A Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava (SEMAG), participa do XXIV ENCOB-Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento, realizado de 22 a 26 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, tem como tema central este ano, “Gestão da água: Responsabilidade de todos”. 

 

O XXIV ENCOB é promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB). O evento tem como objetivo principal, promover a integração dos Comitês de Bacias Hidrográficas de todo Brasil e o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

 

“Trazer nosso projeto para ser apresentado no ENCOB é muito importante, pois além de poder mostrar o nosso município para outras regiões do Brasil, essa oportunidade nos permite uma troca de experiências com outros municípios que desenvolvem ações voltadas à proteção da água, permitindo essa troca de experiências. É um momento de diálogo com outras instituições, de compartilhamento de ideias e de ações voltadas à proteção dos recursos hídricos” relatou a responsável pelo Departamento de Projetos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Selba Regina Peres Lopes.

 

PROJETO ÁGUAS DA SERRA

 

O “Águas da Serra” é um projeto desenvolvido desde 2019 pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Caixa Econômica Federal e tem como objetivo, proteger e recuperar a bacia hidrográfica do rio das Pedras, além de implementar ações voltadas à preservação do manancial de abastecimento público do município de Guarapuava. O projeto foi estruturado e organizado, considerando quatro metas principais, que são: educação ambiental com a comunidade da bacia; recuperação de áreas de floresta e de produção de água; proteção e recuperação de nascentes e readequação de estradas rurais.

 

Este projeto beneficia diretamente a população rural que habita a Bacia do Rio das Pedras e, indiretamente, a população de todo o município, as usinas hidrelétricas, os municípios vizinhos e a jusante da Bacia. Estima-se que todos os beneficiários ultrapassem 500.000 habitantes.

 

O projeto conta com a proteção das nascentes da Bacia (pelo método solo-cimento), instalação de cercas, plantio de mudas nativas para a recomposição de mata ciliar e readequação das estradas rurais. O projeto também conta com o trabalho de educação ambiental nas escolas e com a comunidade em geral.

 

Além da proteção e preservação das nascentes da Bacia do Rio das Pedras, este projeto trará, consequentemente, a melhoria da qualidade da água do manancial de abastecimento de Guarapuava. 

 

DADOS:

 

-03 Escolas municipais envolvidas e atendidas;

-581 alunos do ensino fundamental I beneficiados;

-200 propriedades rurais beneficiadas;

-72.800 mil mudas de espécies nativas plantadas e 70 ha de área de preservação permanente (APP) recuperadas;

-65 nascentes identificadas, protegidas com cercamento e recuperadas;

-3 km de estradas rurais readequadas com calçamento poliédrico.