
SEMADS e SMS de Guarapuava participam do I Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa e Maratona de Ideias em Curitiba
13/09/2023
Promovido pela Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa (SEMIPI) e a Escola de Gestão do Paraná, o seminário visa estimular prefeituras a aderirem ao programa Cidade Amiga do Idoso.
Entre os dias 12 e 14 de setembro, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), e a Secretaria de Saúde (SMS) de Guarapuava, participam do I Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa e Maratona de Ideias – IDHEATON.
O encontro em formato de Ideathon (troca de ideias), em que as pessoas se reúnem para gerar ideias e soluções criativas, com foco no envelhecimento ativo e saudável no Paraná, ocorreu em Curitiba, e é promovido pela Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa (SEMIPI) e a Escola de Gestão do Paraná. O objetivo do evento é reunir gestores municipais para apresentar ações voltadas à pessoa idosa e estimular o fortalecimento de políticas para o envelhecimento ativo e saudável por meio do programa Cidade Amiga do Idoso.
“O prefeito Celso Góes nos pede uma atenção especial para com as pessoas idosas do município. Com isso, estamos desenvolvendo diversas ações que visam o fortalecimento de vínculos e a garantia dos direitos desse público. Além disso, em breve teremos em nossa cidade um dos centros de convivência mais modernos do Brasil, que irá auxiliar a todos em ações ainda mais eficazes. Com os trabalhos desenvolvidas aqui, conseguimos ser referência para outras cidades e isto é muito importante”, discorreu a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava (SEMADS), Elenita Lodi.
A secretária ainda explicou sobre as ações desenvolvidas no município e que na oportunidade serão apresentadas no Seminário. “Durante os dois dias de evento, vamos ter a oportunidade de apresentar as ações positivas realizadas em Guarapuava em benefício da pessoa idosa”, explicou.
Os integrantes da SEMADS falaram sobre o Festival da Melhor Idade, que este ano está em sua 15° edição. “O Festival da Melhor Idade de Guarapuava, já se tornou tradição em nosso Município. Promovido pelas Secretarias de Turismo e Eventos, Cultura e SEMADS, visa integrar o público da cidade e da região”, completou Elenita.
Além disso, na ocasião, foram apresentadas as obras do Centro de Convivência do Idoso, onde mais de R$ 15 milhões estão sendo aplicados na construção do prédio com 2.700 metros quadrados e capacidade para atender cerca de mil pessoas com mais de 60 anos. A estrutura contará ainda, com piscina aquecida, área para a prática de pilates, atividades físicas e esportes. Há ainda, espaço de cuidados com a beleza, meditação, realização de cursos e oficinas, um cinema, além de biblioteca.
Por fim, na fase de organização da documentação, criação de comitê e do plano municipal, Guarapuava já está entre os 11 municípios pleiteando o selo Cidade Amiga da pessoa idosa, proposto durante o Seminário Estadual.
Ao todo, participam do evento gestores, técnicos e comitê gestor dos 35 municípios do Paraná que fazem parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa OPAS/OMS e os que estão em fase de adesão ao Programa Cidade Amiga do Idoso.