Notícias

SEMADS e COMDICA promovem a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarapuava 

26/10/2022

O prefeito de Guarapuava, presente no evento, enalteceu a realização da Conferência e ressaltou a importância da participação das crianças em ações sociais como esta. 

 

Promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), nesta quarta-feira (26), foi realizada, no auditório Francisco Contini na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarapuava

 

O evento teve como tema central, “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. 

 

O prefeito de Guarapuava, presente no evento, enalteceu a realização da Conferência e ressaltou a importância da participação das crianças em ações sociais como esta. 

 

“Primeiramente, quero parabenizar a realização desta Conferência, pois é de extrema importância abordar temas como este. É muito importante trazer para nós, esses temas, enquanto representantes do poder executivo e do legislativo municipal para podermos discutir e avaliar as nossas políticas públicas, melhorar ainda mais a educação, a saúde, o esporte entre outros setores. E garanto a vocês, que podem ter certeza de que todos serão ouvidos sempre”, destacou o prefeito. 

 

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, ressalta que este evento é de extrema importância, pois além da temática abordada, é a Conferência com o maior número de crianças e adolescentes presentes. “Este evento é um dos mais importantes que já desenvolvemos até agora. Além da temática ser de extrema importância, vivemos em um momento pós-pandemia e queremos entender os desejos desse público. E, ver este lugar repleto de crianças e adolescentes como representantes, é muito satisfatório. Fico muito feliz, pois acredito que este é o caminho para construirmos um futuro com dignidade para eles”, ressaltou a secretária. 

 

“Quero, antes de tudo, agradecer e enaltecer o trabalho, e o comprometimento da comissão organizadora desta conferência. Bem como, e não menos importante, a competência e a parceria da Secretaria Executiva dos Conselhos. Sem vocês, este evento não teria esta proporção. Além disso, o principal objetivo da conferência é promover a mobilização social na esfera municipal para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da COVID-19 na vida das crianças e adolescentes e de suas famílias, para a construção de propostas que garantam os seus direitos do contexto pandêmico e pós-pandemia”, declarou a presidente do COMDICA, Janaína Aparecida Domingues da Silva.

 

Representando as crianças e adolescentes, Ketlin Kauane Fogaça recitou um texto de sua autoria, e em sua fala, ressaltou a importância da participação, principalmente no que diz respeito aos seus direitos e deveres enquanto crianças e adolescentes cidadãos e atuantes na sociedade. “A nossa participação é muito importante. Devemos sim, tomar parte deste espaço. Porém, tendo consciência para cumprir com nossas obrigações e sermos adolescentes ativos, exercendo a cidadania, sempre compartilhando ideias e opiniões e sempre tendo empatia pelo outro”, elenca.

 

Por fim, a adolescente reitera que participar vai muito além de se fazer presente, mas se tornar ativo em questões sociais como esta. “Participar não é apenas se fazer presente, é encontrar um propósito, sugerir ideias e entrar num consenso. Somos protagonistas de nossas histórias. Não podemos deixar de acreditar no futuro. Por isso, precisamos ter coragem e lutar juntos pelo que acreditamos e temos direito”, conclui.

 

O evento ocorre durante toda a quarta-feira. No decorrer da Conferência, serão abordados e discutidos diversos eixos relacionados à temática, como: 

 

Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; 

 

Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da COVID-19;

 

Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; 

 

Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, considerando o cenário pandêmico;

 

Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da COVID-19. 

 

Ainda durante o evento, será realizada a eleição dos delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Estiveram presentes na Conferência, pela manhã, servidores municipais, vereadores (as), o reitor da UNICENTRO, professor Fábio Hernandes, representando o ministério público, a promotora de justiça, Wilma Leiko Kato, a juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Guarapuava, Christine Kampmann Bittencourt, além das crianças e adolescentes dos projetos ligados à SEMADS e às entidades socioassistenciais, e ainda os alunos de escolas municipais e estaduais.