Notícias

Segundo dia do I SinAd é marcado por palestra voltada à saúde psicológica dos profissionais e à atenção aos pacientes domiciliares

14/09/2022

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Melhor em Casa, em parceria com o Centro Universitário UniGuairacá, nesta terça-feira (13), no auditório da UniGuairacá, ocorreu o segundo dia do I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar em Guarapuava (SinAd). 

 

Com a temática “Discussão de Boas Práticas e Desafios na Atenção Domiciliar”, a primeira atividade do evento pela manhã foi sobre a saúde mental dos profissionais de saúde. Com a palestra “Cuidar de si para cuidar dos outros”, a palestrante e psicóloga, Ana Gabriela Bellaver, destaca. “Escolher trabalhar na área da saúde é sinônimo de amor ao próximo, mas para isso temos que nos amar e nos cuidar também”, destacou. 

 

Ainda na palestra com a psicóloga Ana Gabriela, ela pontua também sobre a Síndrome de Burnout, que é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastante. Ela também falou da relação dos profissionais da saúde com a morte dos pacientes. “O confronto com a própria morte funciona como um ‘incentivo’, para evoluir o nosso modo de existência”, ressaltou a psicóloga. 

 

Por fim, finalizando o evento da manhã, ocorreu a formação de uma mesa redonda com profissionais convidados de outras cidades e Estados do Brasil, com o tema: “AD e o trabalho interdisciplinar, Práticas e Experiências” elencando os temas: Experiências de desospitalização, com o PhD, Anderson da Silva Rêgo, Segurança do paciente no domicílio (SADs), indicadores e protocolos na AD(SADs), trabalho com os cuidadores, AD e gestão: práticas e experiências. Temas que são relacionados ao cuidado domiciliar dos pacientes. 

 

Na parte da tarde, houve a palestra sobre “Analgesia em Paciente Domiciliar”, com os convidados do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. No primeiro momento,  o médico paliativista, Jonathan Vinícius Lourenço Souza, discorreu sobre o tema e salientou sobre a importância de eventos como este. “Hoje eu falei sobre os conceitos básicos de cuidados paliativos e sobre a importância de se conhecer mais sobre este tema.  Na graduação da área da saúde, ainda não temos esta formação. No entanto, ressalto aqui, que os cuidados paliativos estão diretamente relacionados com a atenção domiciliar”, destacou. 

Ele também reitera que é muito importante que os médicos se proponham a cuidar de outras pessoas por meio dos métodos paliativos e que abranjam a humanização. “É preciso resgatar essa questão de deixar o paciente como centro da atenção. Não podemos olhar para o paciente pela doença que ele tem, mas sim pela pessoa que ele é”, explicou Jonathan.

 

No segundo momento da palestra, o enfermeiro Eleandro Prado, complementou o assunto, falando sobre os cuidados com as dores dos pacientes domiciliares. “Eu acho que foi muito válido o pessoal do Melhor em Casa pensar em uma palestra sobre controle da dor no ambiente domiciliar. E um dos sintomas que mais predispõe o paciente na internação domiciliar ou o próprio paciente em condição de terminalidade, é a dor. Então, a gente sempre tem uma premissa e o nosso objetivo é sempre prezar pelo controle da dor, com a analgesia dos pacientes com todo o cuidado possível”, falou Eleandro.

 

“Achei muito interessante e acredito que todos os profissionais da saúde deveriam vir a este evento e participar. Porque realmente a fala traz assuntos relacionados à nossa prática diária e nos ensina sobre os cuidados que os pacientes precisam”, elogiou a dentista, Mariana Rinaldi, participante da palestra.