Notícias

Segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe-Influenza vai imunizar idosos e professores

10/05/2021

Inicia amanhã (11), a segunda fase de aplicação do imunizante contra a gripe. Os grupos prioritários devem procurar os postos de saúde até 08 de junho. Nesta fase da Campanha estão sendo vacinadas pessoas idosas, a partir de 60 anos, e professores. As doses estão sendo aplicados nas Unidades Básicas de Saúde e no Cisgap.

 

A Secretaria de Saúde alerta que é indispensável que esses grupos procurem a imunização, pois com a chegada do inverno são mais comuns variações nas intensidades da gripe. A vacina contra a influenza utilizada no Brasil, em 2021, é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação (H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria).

 

A diretora da Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Chayane Andrade, alerta que quem tomou recentemente uma ou as duas doses da vacina contra a Covid-19, deve aguardar ao menos 15 dias para ser imunizado contra a gripe comum.

 

“Como ainda não há pesquisas sobre a eficácia das vacinas se forem aplicadas de forma simultânea, o Ministério da Saúde optou por deixar um tempo entre as duas aplicações para evitar uma diminuição na efetividade dos imunizantes. Por isso é importante estar atento às datas”, explicou.

 

Quem deve se vacinar?
A segunda fase de imunização começa amanhã, 11 de maio, aplicando as doses em pessoas idosas, a partir de 60 anos (que não tenham tomado doses de vacina há menos de 15 dias) e professores.

 

Serviço
Horário: segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Local: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Gisgap.
As vacinas não estão sendo aplicadas na Upa Batel, Urgência Trianon, Urgência Primavera e na Tenda de Vacinação contra a Covid-19.