Segunda etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu acontece em Guarapuava

14/05/2014

Após sucesso de público e a grande estrutura oferecida na primeira edição em 2013, Guarapuava vai sediar a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu. O evento, que está sendo organizado pela Federação Paranaense de Jiu-Jitsu com apoio da Prefeitura, acontece neste domingo (18), a partir das 9h, no Ginásio Joaquim Prestes. A expectativa dos organizadores é que cerca de 20 mil pessoas – o dobro do ano passado -, de várias cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, prestigiem a competição. A entrada será gratuita.

Segundo o representante da Federação Paranaense de Jiu-Jitsu e vice-campeão mundial, Cristiano Cubas, Guarapuava vive uma nova fase no esporte, recebendo eventos de grande dimensão e importância. “As federações paranaenses e brasileiras confiam em nosso trabalho, sabem que vamos receber os atletas com uma grande estrutura. Não medimos esforços para proporcionar o melhor e realizar os melhores campeonatos. O apoio da Prefeitura tem sido essencial para que isso aconteça. Além disso, os guarapuavanos são muito acolhedores com os visitantes”, afirma. “Com a competição, Guarapuava registra intensa movimentação de competidores, torcedores e equipe de organização, proporcionando a movimentação no comércio e na rede hoteleira da cidade”, acrescenta o secretário de Esportes, Celso Góes.

Uma ampla estrutura está sendo preparada para receber os mais de 800 atletas que vão participar do campeonato, num total de 150 equipes. Serão oito áreas de luta, telões para exibir os pontos computados e profissionais trabalhando na organização e arbitragem. O campeonato inicia com as lutas pré-mirins e prossegue durante todo o dia na busca por títulos das faixas branca a preta, com lutadores de renome nacional. Podem competir lutadores de 4 a 60 anos. Campeões nacionais e internacionais de destaque no Jiu-Jitsu vão auxiliar na organização. A Secretaria de Esportes de Guarapuava montará um espaço para as crianças ao lado do ginásio, com brinquedos infláveis e brincadeiras. Além disso, haverá praça de alimentação. “Esse evento é de grande dimensão para Guarapuava, pois somos a única cidade, além de Curitiba, que vai sediar o evento”, conclui Cubas.