Notícias

Secretário de Saúde ministra palestra para acadêmicos com panorama da área em Guarapuava

07/02/2020

A convite do Centro Universitário Campo Real, o secretário de Saúde, Celso Goes, participou nesta quinta-feira (6) da inauguração do espaço Health&Tech, juntamente com a aula inaugural dos cursos de Ciências da Saúde da instituição. No Salão Nobre, Celso envolveu os acadêmicos na palestra Desafios atuais do Sistema de Saúde: a necessidade de formação para a prática. “O SUS (Sistema Único de Saúde) é o principal mercado de trabalho que irá absorvê-los de alguma maneira, pois é utilizado por todas as pessoas. O desafio é formar um atendimento humanizado, a população precisa disso. Vocês estão vivendo em uma cidade que tem uma das maiores agendas de saúde, com dois hospitais grandiosos sendo construídos. Aproveitem a universidade e se preparem para fornecer à população um atendimento humanizado, isto é o mais importante”, declarou o secretário.

 

Além da experiência, os estudantes da área de saúde também tiveram a oportunidade de prestigiar a inauguração de um novo espaço de aprendizado, com o apoio da Secretaria Municipal. “Hoje entregamos um novo espaço para as práticas pedagógicas e acadêmicas da instituição, principalmente para a área da saúde. Ele vai atender os cursos de medicina no período integral, fisioterapia, nutrição, enfermagem, biomedicina e psicologia, no período noturno. Nossa preocupação como instituição é ter um local onde os futuros profissionais possam aprender. Com a presença do secretário, buscamos aproximar os alunos do SUS para que, futuramente, esses profissionais possam atender a comunidade nesse sistema”, explicou o diretor geral do Centro Universitário Campo Real, professor Edson Ayres.

 

Para a estudante do terceiro período de enfermagem, Débora Iensen Pires, a ocasião serviu para enriquecer sua carreira profissional. “Foi muito útil!O conhecimento compartilhado foi muito interessante porque abordou algo que muitos não conhecem,  não têm noção sobre o serviço e quais são as políticas públicas envolvidas”, destacou a aluna.