Secretário de Estado de Cultura visita obras do teatro municipal

25/05/2017

Convidado pela Prefeitura de Guarapuava o Secretário de Estado de Cultura,  João Luiz Fiani, visitou as obras do Teatro Municipal hoje, quinta-feira (25). Acompanhado da Secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Lui, ele visitou os mais de 1.140 metros de área construída. “Essa é uma estrutura espetacular. Muito boa para a cidade, que irá promover cultura em um espaço adequado. Guarapuava merece ter um olhar diferenciado para a cultura e o teatro irá ajudar a aproximar as pessoas”, afirmou Fiani.

A estrutura do teatro conta com bilheteria, hall de entrada, 320 poltronas, palco, camarins, sala de aquecimento, iluminação com cortina cênica, isolamento acústico, centro de operações, banheiros com acessibilidade, entre outros espaços de serviço. O teatro tem um palco profissional, com dimensões de: 10,20m (boca de cena); 18,40m (fundo de palco); 9,45m (profundidade). “A cultura e o lazer guarapuavanos estão ganhando mais um espaço físico, que vai estimular a vinda de mais espetáculos, musicais, entre outras atividades culturais. E ter a opinião técnica de que a estrutura está perfeita é muito positivo”, disse a Secretária.

Além de Secretário, Fiani é ator, produtor e diretor teatral. “Aproveitamos essa experiência dele para garantir que o teatro seja um espaço adequado e viável, com toda a infraestrutura para receber os espetáculos”, completou Doraci. “Esses detalhes técnicos são fundamentais aos artistas e produtores culturais. Saber dos equipamentos e ajustes que o Teatro precisa ter também é uma forma de melhorar a qualidade das apresentações”, acrescentou o Secretário.

Toda a estrutura do Teatro está sendo construída com recursos próprios da Prefeitura de Guarapuava e está localizado ao lado da Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira, na região central do município.

Outros espaços culturais de Guarapuava

Aproveitando a visita ao município, o Secretário de Cultura visitou outros espaços na cidade. O primeiro foi ao lado do vice-prefeito, Itacir Vezzaro, na UTFPR, onde está sendo construído um novo teatro, com capacidade para 650 pessoas. Depois ele seguiu para a Unicentro e por fim, ao Distrito de Entre Rios, para conhecer o Complexo Cultural. “Guarapuava vive hoje um novo momento, em que as pessoas estão se aproximando mais da cultura, turismo e lazer. Nosso objetivo, enquanto gestores é estimular e oferecer condições para que todos aproveitem ao máximo as experiências”, finalizou Itacir.

Postada em 25/05/2017