
Secretarias municipais apresentam projeto da rota turística da cerveja em Guarapuava
03/03/2016
Com o objetivo de consolidar uma rota turística da cerveja em Guarapuava, devido ao grande potencial na produção de cevada e malte, o Departamento de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo está elaborando juntamente com a Secretaria de Agricultura e empresários ligados ao setor de cervejas artesanais, o projeto “Caminhos do Malte”. “Este projeto visa incentivar o empreendedorismo micro cervejeiro, para que os produtores artesanais e comerciais explorem a potencialidade da produção de cervejas artesanais e mostrem aos turistas a qualidade de seus produtos. Além disso, a rota turística irá fomentar a rede turística, aquecendo a economia local”, ressalta o diretor do Departamento de Turismo, Marcio de Sequeira.
Para incrementar o roteiro turístico permanente, serão desenvolvidos eventos trimestrais. Em cada uma destas novidades, os visitantes e turistas poderão apreciar além das deliciosas cervejas artesanais, pratos regionais, que incluem hambúrgueres, quibes, pastéis, pizzas e massas em geral. Haverá também pratos temáticos, variados a partir das condições climáticas de cada estação. No verão, por exemplo, pode ser elaborado um cardápio à base de carneiro, no outono à base de carne suína, entre outras opções de produtos que são referências na região. No primeiro e segundo semestre serão definidas as datas para realização dos concursos de cervejas caseiras de Guarapuava.
O município de Guarapuava é o maior produtor de malte cervejeiro do país e o maior produtor de cevada do Paraná, fornecendo a quase todo o malte processado pelas cervejarias artesanais do Brasil e 25% do malte usado pelas grandes cervejarias industriais. “O roteiro Caminhos do Malte é inovador porque vai agregar diversos elementos com forte apelo turístico, como as tradições étnicas gastronômicas, suas manifestações artísticas, os atrativos naturais locais e os meios de produção da cadeia cervejeira”, acrescenta Sequeira.