
Secretarias lançam gibi sobre igualdade de gênero e realizam formatura de curso de extensão
26/11/2014
Na manhã desta quarta-feira (26), no miniauditório da Unicentro, aconteceu a formatura da primeira turma do curso de extensão “Autonomia e Empoderamento das Mulheres”, uma parceria das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Educação e Cultura com o Laboratório de História Ambiental e Gênero, da Unicentros. A turma de 46 alunos, composta por diretores, coordenadores e professores da rede municipal, debateu diversos temas, como a história das mulheres e do feminismo no Brasil, entre outros. “Eles acabam se tornando agentes multiplicadores da informação, atingindo pais e alunos”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.
Dados do Mapa da Violência mostram que, em 2012, Guarapuava ficou em 96º lugar no Brasil no ranking de violência contra a mulher e, em 11º, no Paraná. Entre 2013 e 2014, foram assassinadas 13 mulheres no município, desses, 3 casos estão sob investigação para averiguar se foi violência doméstica. De janeiro a outubro de 2014, a Polícia Militar registrou 407 flagrantes de violência contra a mulher. “Precisamos investir na mudança cultural, plantaremos estas sementes para que os professores do ensino fundamental possam disseminar estas informações”, fala a coordenadora do curso e professora do Departamento de História, Rosemeri Moreira, destacando que sem a parceria da Prefeitura de Guarapuava nada seria possível. “Esse projeto de trabalhar igualdade de gênero com profissionais de educação significa a preparação de uma cidade sem violência contra a mulher, pois estamos focando na educação escolar das nossas crianças”, destaca a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran.
Além da formatura, foi realizado o lançamento do gibi “Aventuras de Linda”, produzido pelo laboratório e pela Coordenadoria de Comunicação Social da Unicentro, em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres e de Educação e Cultura e o Governo Federal. Todos os Cmeis e escolas municipais irão receber um kit contendo gibis, além de uma galeria com uma breve biografia de grandes mulheres, como Patrícia Galvão, Ada Lovelace e Maria Carolina de Jesus, incentivando as meninas a tornarem-se grandes mulheres também. “Queremos mostrar para as crianças que somos todos iguais e que podemos fazer muitas coisas, independente do corpo que nascemos”, finaliza Rosemeri.
As ações realizadas nesta manhã integram a campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero, que prossegue até o começo de dezembro.
Programação
Quinta- feira (27) – Sessão de cinema e orientações jurídicas
Horário: 14h
Local: Escola Total do Xarquinho
Sexta-feira (28) – Instrução para o atendimento à mulher em situação de violência (tenente da PM, Luci Belão)
Horário: 8h
Local: Colégio Aliança
Sábado (29) – Blitz pelo fim da violência contra as mulheres
Local: Rotatória da XV com a av. Castelo Branco – Alto da XV
Horário: 9h
Domingo (30) – Tardes no Lago – especial pelo fim da violência
Local: Parque do Lago
Horário: 17h
1º dez (segunda) – Violência de gênero e mídia – Mesa redonda com a imprensa
Local: Acig
Horário: 20h
02 dez (terça) – Eleição Conselho Municipal da Mulher
03 dez (quarta) – Mesa redonda – Mulheres nas profissões: quebra de paradigmas
Local: Auditório da Acig
Horário: 19h30
04 dez (quinta) – Mesa redonda Violência obstétrica no parto
Local: Plenário da Câmara de Vereadores
Horário: 19h
05 dez (sexta) – Super exposição de trabalhos dos colégios estaduais, escolas municipais, Cras e Creas sobre violência de gênero
Local: Praça 9 dezembro
Horário: 10h