
Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura lançam projeto Águas da Fonte para proteção de nascentes
27/11/2019
Funcionários das secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente e agricultores do assentamento Nova Geração se uniram numa força tarefa para proteger as nascentes da região. O projeto Águas da Fonte foi lançado nesta terça-feira (26) e, além de cuidar, visa recuperar as fontes d’água que abastecem as propriedades. “É uma extensão do projeto Semeando Saberes e visa o cuidado com as nossas águas. O projeto irá desenvolver áreas de proteção das nascentes e isolamento da reserva legal e mata ciliar. As cercas não permitem a entrada de grandes animais como gado e a nascentes protegidas evitam a entrada de ratos e demais animais pequenos que vão beber água e acabam morrendo ou transmitindo doenças”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Celso de Araújo.
Com o projeto está previsto a instalação de 24 caixas de água, uma nova a cada semana, beneficiando 31 famílias. “Isso é muito importante, né? Primeiramente pela saúde da gente, por causa dos ratos e da sujeira que fica na águas, às vezes. E as águas estão secando dia após dia, então essa é uma forma de cuidar, para que elas não cheguem ao fim, se não chega o nosso fim, também”, comentou o primeiro beneficiado com o projeto, o produtor João de Oliveira Bonette.
Todo o material é fornecido pela prefeitura, a partir das secretarias envolvidas e do Fundo Municipal de Meio Ambiente, com investimento de cerca de 270 mil reais. “O projeto tem por objetivo proteger as áreas de reserva legal e de preservação permanente de 245 hectares e 42 nascentes, das quais 24 serão destinadas para consumo das famílias, tendo uma linha contínua de cercas para isolamento de aproximadamente 29 km de extensão”, ressaltou o idealizador do Águas da Fonte, Patrikk John Martins.
Cada fonte fornecerá água para uma casa da comunidade mas, em alguns casos, a nascente irá beneficiar até três famílias. “A gente não teria condições de fazer todo esse trabalho, certinho, tanto pelo financeiro como pela técnica e cuidado que tem que ter. É muito bom que a prefeitura nos ajude, e que os funcionários que tem experiência desenvolvam todo o trabalho”, contou Joaquim Gonçalves de Oliveira, que também espera ser beneficiado.
Publicado em: 27-11-2019.