Notícias

Secretarias de Agricultura e de Políticas Públicas para Mulheres, oferecem oficina para agricultoras do Assentamento Rosa

22/03/2023

O curso para a fabricação de chocolate conta com cerca de 20 inscritas e é o projeto-piloto para novas oportunidades nas comunidades.

 

Na tarde desta quarta-feira (22), as mulheres agricultoras do Assentamento Rosa participaram da oficina de chocolate oferecida pela Secretaria de Agricultura, com o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM). O curso busca ensinar técnicas para a produção de chocolates artesanais para que as agricultoras consigam o aumento da renda familiar e independência financeira.

 

“Esse projeto é especial porque traz destaque para as mulheres agricultoras da nossa região. Ele tem um objetivo específico, que é atender essas mulheres em suas questões de saúde, previdência social e economicamente. Elas precisam saber que podem contar conosco e se sentirem representadas como mulheres agricultoras de Guarapuava”, comentou o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

 

A oficina é o projeto-piloto para novos cursos nas comunidades. O Assentamento Rosa foi escolhido para dar início à ideia porque houve muitas demandas das agricultoras daquela localidade. Por isso, a intenção da SPPM é propagar as oficinas para todas as outras comunidades do interior do município.

 

“Nós já estamos em conversa com a Secretaria de Agricultura desde o ano passado. Vemos que para as mulheres é uma oportunidade muito grande. A mulher agricultora, normalmente, produz, mas ela acaba não tendo protagonismo. Por isso, buscamos este protagonismo para a trabalhadora do campo, com o intuito de que ela se sinta valorizada e tenha a certeza de que tem condições de produzir e de agregar tanto na renda da família quanto para ela mesma”, destacou a diretora do departamento de gestão da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos.

 

A pedido do secretário Itacir Vezzaro, que buscou apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), a assistente social, Luzyanna Rocha Tavares, está em Guarapuava para realizar o projeto com as mulheres agricultoras do município. Luzyanna, que é do município de Pinhão, vem a Guarapuava uma vez por semana para auxiliar nos projetos, nesta oficina, ela ensina a fazer recheios e a aplicar nos bombons. Ela ainda orienta sobre como confeccionar ovos de páscoa e as técnicas básicas do manuseio do chocolate.

 

“O secretário Itacir, há algum tempo, me pediu para que eu viesse a Guarapuava montar os grupos de mulheres. Nós tivemos o primeiro contato com elas há uns vinte dias para montar o grupo aqui na comunidade e aí ficou marcada essa primeira oficina de chocolate, justamente por ser uma atividade interessante para elas. A oficina pode gerar renda, pois elas aprendem todo o processo da confecção à comercialização. Além disso, esses produtos podem ser consumidos pela própria família. Agora, no período da Páscoa, surgem muitas oportunidades. Então esse é o primeiro grupo que estamos iniciando aqui, em parceria com a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres  do município”, ressaltou a assistente social.

 

Deise Caldas Oliveira, é ajudante de Luzyanna nas oficinas realizadas. Ela aprendeu a fazer chocolate com a assistente social em umas das oficinas ministradas por ela há dez anos.

 

“Eu faço para vender na faculdade e também para minhas amigas. Por isso, ensinar este ofício para outras mulheres é muito importante para mim. Quando se aprende a confeccionar os ovos de chocolate, não há gastos exorbitantes ba Páscoa”, sublinhou Deise.

 

A oficina não integra somente a renda dessas mulheres, mas também a oportunidade de convivência e companheirismo com outras que buscam oportunidades semelhantes.

 

“Elas têm esses momentos de convivência com pessoas de fora que trazem outras perspectivas de vida e de crescimento para elas. Aqui, estamos em um grupo de mulheres que conversam e se divertem, mas que também criam oportunidades”, concluiu Laura.

 

Para a agricultora, Helena Pedroso de Siqueira, que mora há 19 anos no Assentamento Rosa, essa é uma oportunidade para ela realizar uma páscoa melhor para os familiares, economizando na compra de chocolates neste período.

 

“Está sendo maravilhoso, muito bom. Todo mundo está participando e gosta do que está aprendendo. Eu vim participar porque hoje as coisas estão muito caras e a gente fazendo aqui, consegue baratear o custo para poder dar uma páscoa um pouquinho melhor para os netos e filhos. É um jeito de conseguir presentear todo mundo”, enfatizou a agricultora.