Notícias

Secretarias de Obras e de Trânsito firmam parceria com UTFPR

02/09/2021

Na última terça-feira (31), as secretarias de Obras e de Trânsito e Transportes (Setran) firmaram uma parceria com a Universidade Tecnológica do Paraná, UTFPR, Campus de Guarapuava. Durante reunião com os dirigentes da instituição, foi formalizada a intenção de uma cooperação técnica–científica visando a ampliação do conhecimento acadêmico por meio da atuação em projetos que envolvam a comunidade.

 

“Isso deve proporcionar uma melhora dos nossos processos e rotinas e, por outro lado, oportunizar aos acadêmicos a experiência prática”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras, Samuel Ribas. 

 

Segundo Samuel, a troca de conhecimentos e experiências ajudará na modernização da máquina pública com a adoção de novas ferramentas de gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos. “Os estudos técnicos devem ser feitos nas áreas de pavimentação, super estruturas (pontes concreto) e na qualidade nos serviços. O teste com o material asfáltico, por exemplo, para controle e aperfeiçoamento das obras, deve ser uma das ações contempladas”, complementou.

 

Representaram a UTFPR, o Prof. Carlos Francisco Souza, coordenador e professor na área de estruturas, Prof. Rodrigo Scoczynski Ribeiro, diretor de relações empresariais e professor na área de construção civil, e o Prof. Gustavo de Miranda Saleme Gidrão, que atua na área de transportes. “Essa parceria deve ser ótima para ambos os lados. Existem muitas contribuições potenciais entre a Prefeitura e a Universidade, como o controle de qualidade dos materiais, de tráfego, produção de estudos de viabilidade e saneamento básico. São estudos e pesquisas que vão beneficiar diretamente o cidadão”, enfatizou o professor Gustavo.

 

 

Setran

Com a Secretaria de Trânsito a parceria se dará na área de estudos e diagnósticos de medidas e técnicas no trânsito da cidade, que vem sofrendo com o crescimento acelerado da frota de veículos. 

 

O secretário de Trânsito, Adalberto Campos, afirma que a parceria vai facilitar a adoção dos softwares de simulação de trânsito, permitindo definir de forma científica as intervenções. “Assim, conseguiremos definir a melhor opção para cruzamentos entre rótula e semáforos, estabelecendo critérios mais amplos de análise dos fluxos e das necessidades de cada local,” disse Adalberto. 

 

Foi firmado um protocolo de intenções para a formalização de um Termo de Cooperação Técnica e Científica, a ser firmado nos próximos dias.