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Secretaria Municipal de Educação promove capacitação psicológica para educadores e gestores dos CMEIs

25/05/2023

Ao todo, 550 profissionais integrantes de 27 CMEIs participaram da formação sobre “Afetividade, Educação e Inteligência Emocional”.

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento Pedagógico, promoveu uma formação continuada para educadores e gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

 

Dividido em 7 turmas, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer formas de desenvolver competências relacionadas à capacidade de perceber, identificar e gerenciar as emoções, bem como, a aplicabilidade no ambiente escolar com os alunos.

 

“Sempre tivemos essa preocupação com os nossos servidores, seguindo a premissa de que se eles estiverem emocionalmente e fisicamente bem, essa condição refletirá em nossos alunos. E, isso sempre será a nossa prioridade”, enfatizou o secretário de Educação de Guarapuava, Pablo Almeida.

 

“Nós idealizamos essa formação pensando em trabalhar a Inteligência Emocional dos Educadores, em tornar o ambiente escolar mais agradável e consequentemente as relações mais saudáveis, com pessoas mais resilientes e empáticas. O profissional passará a entender um pouco mais sobre as emoções e poderá desenvolver essas habilidades, para que assim, abraçando seus benefícios seja um multiplicador, ensinando seus alunos a desenvolverem essas habilidades também”, explicou a diretora do Departamento Pedagógico, Ana Paula Werzel da Rocha.

 

A formação foi mediada pela psicóloga Terezinha Adriana D’Oliveira Custódio, com o tema “Afetividade, Educação e Inteligência Emocional”, a profissional destaca sobre a importância em ministrar este curso para a formação e a aplicabilidade dos pedagogos e gestores no ambiente escolar.

 

“Eu percebo, que as competências socioemocionais são demandas sociais como um todo, não somente no ambiente escolar. E que precisa ser efetivado também no contexto educacional. Além de psicóloga também sou educadora e percebo que o ambiente escolar, é propício para que essas habilidades sejam desenvolvidas, mas para isso o profissional precisa estar capacitado, precisa compreender de que forma abordar e de que forma promover essa educação emocional com as crianças”, contextualiza a profissional.

 

Visando a interação e participação dos educadores em oficinas de emoções, a formação foi realizada em oito encontros, sendo 7 trabalhado com grupos menores de até 78 profissionais.

 

No primeiro momento de cada encontro foi abordado sobre a importância do educador desenvolver a Inteligência Emocional (IE), e de que forma é possível treinar essas competências. Após isso, foi desenvolvido a oficina das emoções, momento dedicado à confecção de materiais e recursos lúdicos para que os educadores consigam aplicar os conhecimentos nas unidades de ensino.

 

Além disso, no último encontro que será realizado nesta sexta-feira (26), será realizado a apresentação de uma peça teatral desenvolvida com 7 educadores (1 de cada encontro), sobre regulação emocional. O objetivo deste último encontro, será trabalhar os marcos de desenvolvimento emocional na primeira infância. Será proposto também uma reflexão sobre o papel do educador e os direitos dos alunos da Educação Infantil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

“Trabalhar as nossas emoções, nos auxilia para trabalhar de maneira efetiva com as crianças e também a conviver com os colegas de trabalho. Muitas vezes queremos passar uma imagem de pessoa perfeita, sem problemas, mas isso não é verdade. Por isso, é muito importante compreendermos as nossas emoções, para que possamos nos tornar pessoas mais empáticas também”, finalizou Sabrina Lopes, professora de educação infantil do CMEI Jocemara Teixeira Araújo.

 

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