Notícias

Secretaria de Saúde de Guarapuava desenvolve projeto “Saúde Única” 

06/09/2022

A Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Vigilância em Saúde, e em parceria com a Unicentro, desenvolvem o projeto “Saúde Única” no município. 

 

O projeto representa uma visão integrada, principalmente após a pandemia de COVID-19, que considera que a saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, possuem relação direta e fazem parte de um sistema complexo e inter-relacionado, ou seja, o que ocorre em um local, pode afetar a todos. 

 

O médico e diretor do departamento, Hiagor Silva, explica essa relação e fala sobre a idealização do projeto. “Após enfrentarmos dois anos da pandemia de COVID-19, precisamos reconhecer que a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente está interligada e fazem parte de um sistema complexo e inter-relacionado. Desta forma, podemos afirmar que o que acontece em um local, pode afetar a todos. Com isso, garantir uma abordagem como o ‘Saúde Única’ é essencial para prevenir ameaças futuras, como novas pandemias”, destacou o médico. 

 

A médica veterinária do departamento de Vigilância em Saúde, Andressa Souza, explica como essas interações entre humanos e animais ocorrem em diversos ambientes e de diferentes maneiras. “Essas interações podem ser responsáveis pela transmissão de agentes infecciosos entre animais e seres humanos, levando à ocorrência de zoonoses. Cerca de 60% das doenças humanas têm em seu ciclo a participação de animais, portanto, são zoonóticas, assim como 70% das doenças emergentes e reemergentes”, enfatizou. 

 

COMO SERÁ DESENVOLVIDO O PROJETO?

 

A primeira edição do projeto será no dia 09 de setembro, no estacionamento da Escola Municipal Iná Ribas Carli, das 9h às 15h. 

 

Neste dia, haverá diversas atividades acerca de prevenção de zoonoses, higiene dos alimentos, vacinação, descarte de resíduos, posse responsável dos animais, entre outras. Será uma ação ampla que também envolverá diferentes instituições. 

 

SERVIÇO: Local: Escola Municipal Iná Ribas Carli, Rua Vereador  Frontino Lima, 200 Bairro Industrial – Xarquinho.

Data: Dia 09 de setembro.

Horário: Das 9h às 15h