Notícias

Secretaria de Turismo quer ampliar número de propriedades no Caminho de São Francisco da Esperança

25/09/2019

Se depender da disposição do produtor rural Marcio Gomes de Oliveira e da atuação da Secretaria de Turismo de Guarapuava, em breve o projeto municipal de turismo rural Caminho de São Francisco da Esperança terá mais um local preparado para atender guarapuavanos e turistas. “Os proprietários foram cadastrados e capacitados para oferecerem diversos serviços de lazer e gastronomia. Muitos atualmente já complementam sua renda com a atividade turística; outras estão em processo de qualificação e capacitação. O nosso trabalho continua para que possamos agregar mais propriedades, mais atividades e mais atrativos”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

 Das 25 propriedades cadastradas no projeto, cinco já oferecerem algum tipo de produto ou atividade de lazer (ou ambos). O Marcio Gomes de Oliveira, que mora no sitio São Matheus com a esposa Sirlei, pode ser o próximo. Há 10 anos, ele ficou cego, entretanto, com o tempo, adaptou-se aos trabalhos diários, superando cada obstáculo nos afazeres diários, como cortar lenha, ordenhar ou roçar o campo para o plantio. E ele quer mais, por isso busca informação e apoio na administração municipal. “Quero empreender no turismo, com a produção de queijos, requeijão, manteiga, nata, bolo e pães e, em breve, ter um espaço para hostel e até uma mini-fazenda, tendo parceria com escolas públicas e privadas. Meu objetivo é levar ao conhecimento das crianças as práticas de vivência no campo e receber as famílias daqui e de outros locais”, destacou.

 Segundo o vice-prefeito, que visitou diversas propriedades esta semana, os projetos da Secretaria de Turismo atuam de forma contínua e integrada. “A demanda para o turismo rural cresce em Guarapuava, então nosso trabalho cresce junto. Vamos continuar contribuindo com o fortalecimento da cultura local, gerando renda e trabalho, além de valorizar os produtos locais. E são iniciativas, como a do produtor Marcio que nos motivam cada vez mais a fomentar novas oportunidades de negócios”, finalizou Itacir Vezzaro, que estava acompanhado do diretor de Turismo, Marcio de Sequeira.

 

Publicado em: 25/09/2019