
Secretaria de Turismo faz planejamento de ações para o Programa Guarapuava Turística 2026
20/12/2018
Profissionais da Secretaria de Turismo de Guarapuava estiveram reunidos, na última semana, para discutirem as ações técnicas de planejamento do Programa Guarapuava Turística 2026. “Este programa está alinhado com o MasterPlan Paraná Turístico 2026, que se tornou referência nacional de excelência em planejamento estratégico para o turismo. Seguindo a mesma metodologia e preceitos do programa Estadual, a secretaria de Turismo de Guarapuava adotou os sete macroprogramas do Paraná e também agregou os 11 eixos estratégicos previstos no Plano Nacional de Turismo. Assim, todos os projetos e ações necessários para o pleno desenvolvimento turístico, estão previstos até 2026 para incentivar essa atividade econômica em Guarapuava, na sua Região Serrana, que também faz parte da macrorregião Terra dos Pinheirais”, explica o prefeito em exercício, Itacir Vezzaro, que também é secretário de Turismo e Obras.
O programa Guarapuava Turística 2026 inclui diversos projetos. Desses, sete foram elencados em 2018 como prioritários para serem implantados na cidade até 2020. São eles:
Caminhos do Malte: Guarapuava está na rota da cerveja artesanal do Paraná, além de ser a Capital Paranaense da Cevada e do Malte. O projeto inclui o incentivo à produção e comercialização de cervejas artesanais, realização de eventos tais como: concursos cervejeiros, festas e festivais, cursos de aperfeiçoamento, rotas turísticas para apresentar a cadeia produtiva desde o “campo até o copo”.
Caminho de São Francisco da Esperança: Rota de turismo rural, ecoturismo, religioso e de aventura. O objetivo é fomentar o turismo ao longo do caminho que interliga os dois parques naturais de Guarapuava: Parque das Araucárias e Parque São Francisco da Esperança, com opções de alimentação, além da oferta de produtos e serviços.
Caminhos da Fé e Centro Histórico: Roteiros que apresentam a história e a religiosidade do município. Conta com mais de 12 igrejas, diversas capelinhas, além dos três santuários católicos.
Região Serrana do Paraná: As escarpas e várias serras entre Guarapuava, Prudentópolis, Pinhão e Bituruna; possuem várias etnias européias, regionais; mais de 300 cachoeiras, produção industrial singular como as melhores variedades de erva-mate do mundo.
Turismo de Aventura: Com opções que vão desde a pesca da truta arco-íris, traíra, dourado e outras espécies; passando pelo cicloturismo, caminhadas e excursionismo, canionismo, escalada, voos livres, com paramotor e paratrike, além de cavalgadas e esportes náuticos.
Convention & Visitors Bureau – Região Serrana do Paraná: Entidade da iniciativa privada com o objetivo de divulgar toda a Região Serrana para o exterior, atraindo e captando eventos internacionais de médio e grande porte, que tenham valores agregados para gerar maior receita: como conferências e congressos internacionais, feiras e festivais estaduais e nacionais, entre outros.
Conheça Guarapuava: Com o ônibus turístico doado pela Receita Federal e personalizado com imagens turísticas, a Secretaria de Turismo vai apresentar os vários roteiros da cidade para os empresários locais dos setores da hotelaria, alimentação, transporte, postos de combustíveis, agências de viagens, comerciantes, diretores e professores do ensino fundamental e médio, faculdades e universidades, além de outras entidades com profissionais formadores de opinião, que possam incentivar o turismo na cidade.
Macroprogramas Guarapuava Turística 2026
Os macroprogramas são mecanismos de organização dos projetos, para garantir a qualidade técnica e o mérito estratégico do processo de incentivo ao turismo. Inclui a modernização da gestão e sua descentralização; inovação e competitividade da oferta turística; posicionamento de mercado, qualificação profissional, dos serviços e da produção associada, empreendedorismo, captação e promoção de investimento; informação ao turista, formatação de produtos e roteiros turísticos; marketing e vendas; promoção e apoio à comercialização; destino turístico inteligente e o monitoramento (observatório do turismo).
“Com esses macroprogramas vamos fazer com que Guarapuava seja um Destino Turístico Inteligente, usando a tecnologia digital e informando tudo o que existe no município que possa ser aproveitado pelos visitantes como opções turísticas, sejam produtos, serviços e roteiros, além de eventos e atrações culturais”, comenta o diretor da Secretaria de Turismo de Guarapuava, Marcio de Sequeira, ao relacionar outros dois macroprogramas:
“temos ainda os Marcos Regulatórios, como as leis de incentivo ao turismo, identidade local e regional, além da Qualidade de Vida da População Local – Meio Ambiente e Comunidade, onde iremos estimular o desenvolvimento sustentável da atividade turística e a sinalização turística”, conclui.
Potencial Turístico
Guarapuava tem a terceira maior receita hoteleira do Paraná, superada apenas por Foz do Iguaçu e Curitiba. Além disso, também se destaca, a nível nacional, como a 5ª cidade do país a hospedar mais visitantes através da plataforma Airbnb, que recebe turistas em residências particulares com serviços de hotel. “Reconhecida também como cidade-dormitório, a comunidade guarapuavana deve somar esforços para que esses visitantes permaneçam mais tempo aqui na nossa cidade, usufruindo dos nossos roteiros turísticos. Guarapuava deve somar os esforços do setor público, privado e também das entidades nos governamentais para atrair, incentivar a maior permanência e o retorno dos turistas”, incentiva Itacir Vezzaro.
Publicado em 20/12/2018.