Secretaria de Turismo de Guarapuava vai integrar Salto das Pombas à rota de visita do Parque São Francisco da Esperança

16/08/2018

O Salto das Pombas vai fazer parte da rota de visita do Parque Natural Municipal São Francisco da Esperança. Para isso, na última quarta-feira (15), funcionários da Secretaria de Turismo de Guarapuava, membros da Associação de Turismo e do COB (Clube de Orientação do Brasil) fizeram uma visita técnica ao local para mapear as trilhas com GPS, registrar a altitude e coordenadas geográficas do salto das Pombas e obter imagens com drone e fotografias. O objetivo é integrar o salto às atividades turísticas do parque, agregando valor ao turismo de aventura e pesquisa científica, pois a biodiversidade está bem preservada.

Segundo o diretor de Turismo de Guarapuava, Marcio de Sequeira, mapas ilustrativos do parque serão colocados em placas por todos os entroncamentos e bifurcações das trilhas, além de setas indicativas de direção nas trilhas. “O salto, que tem aproximadamente 80 metros de altura, forma outra queda d’água na metade do salto maior, provavelmente devido à existência de um sumidouro no leito do rio, cuja água entra em parte em alguma fissura e ressurge abaixo, no paredão de uma caverna. É um local espetacular”, informa.

Marcio de Sequeira explica que dentro do Parque Natural Municipal São Francisco da Esperança, existem quatro quedas d’água. “No extremo sul da área do parque, tem o salto das Pombas, rio que nasce a poucos quilômetros dali. Já foi aberta  uma trilha dentro do parque pela encosta da Serra da Esperança com 4 Km de distância da sede do parque. A trilha ainda está rústica e só é recomendada para pessoas com bom preparo físico e experiência”, esclarece, informando ainda que todo o projeto de revitalização do parque prevê melhorias nas instalações da sede, plano de manejo, plano de segurança, instalação de antena repetidora de sinal para internet, ampliação dos espaços físicos, sala de vídeo e mais banheiros.

Publicado em: 16/08/2018

Fotos: Moacir Cruz