Notícias

Secretaria de Trânsito e Transportes de Guarapuava reforça distinção entre sinistro e acidente

27/04/2023

A SETRAN reforça a importância na distinção entre os termos. 

 

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Guarapuava está empenhada em conscientizar a população sobre a diferença entre os termos “acidente” e “sinistro”, que têm sido apontados por diversos especialistas como inadequados para descrever eventos no trânsito. 

 

“Sempre que se fala em acidente, está se dando uma ‘aliviada’, mas quando se fala em sinistro, a palavra fica mais pesada. Não é apenas uma questão de mudança de palavra, mas uma mudança de perspectiva para entender e garantir a segurança no trânsito”, destaca o secretário de Trânsito e Transportes de Guarapuava, Adalberto Campos. 

 

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) propõe a definição de sinistro de trânsito, substituindo o termo acidente de trânsito, a partir da revisão da norma NBR 10697, desde o final de 2020. Essa revisão também é sugerida pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que segue o conceito de Sistemas Seguros, uma vez que o termo “acidente” sugere algo que não poderia ter sido evitado, quando, na realidade, fatores como velocidade, embriaguez, falta de atenção, desenho das vias, leis e condições de mobilidade podem ser controlados e influenciam diretamente o risco de colisões ou atropelamentos. 

 

“Nós pensamos a segurança no trânsito de uma maneira moderna. Estar integrado às novas discussões e resoluções é apenas um dos elementos da nossa atuação na Secretaria. Mas é um elemento importante. Precisamos pensar em maneiras de dar a devida importância para temas como esse”, ressalta Adalberto.

 

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Guarapuava destaca que o uso do termo sinistro pode ajudar a conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância de seguir as normas de trânsito e adotar comportamentos mais seguros nas vias públicas. Além disso, pode ser uma forma de estimular ações de prevenção, como a realização de campanhas de e investimentos em infraestrutura viária.

 

Tipos de eventos no trânsito considerados sinistro

 

Entre as possíveis classificações, é possível citar as colisões entre veículos, o choque com objetos fixos, os atropelamentos, os tombamentos e as capotagens. É viável aprofundar a análise dos sinistros com base nas particularidades das colisões, veículos ou usuários envolvidos, como colisões traseiras, frontais, abalroamentos e colisões com ciclistas, dentre outras opções.

 

“A conscientização sobre a importância da segurança viária, de que tudo isso é evitável e não obra do acaso, é fundamental para garantir a proteção de todos que utilizam as vias públicas”, finaliza o secretário.