Notícias

SETRAN investe em tecnologia para tornar ruas de Guarapuava mais seguras

10/11/2021

Para tornar o trânsito de Guarapuava cada vez mais seguro, desde o início de novembro, a Secretaria de Trânsito e Transportes (SETRAN) está instalando uma nova tecnologia junto aos radares da cidade que permite a chamada Optical Character Recognition (OCR), em português, reconhecimento ótico de caracteres. Ao todo, nesse primeiro momento, seis locais serão contemplados. 

 

O OCR é um sistema que, a partir da leitura de placas, faz reconhecimento de veículos, acessando os seus dados e informações. Ele ainda registra qualquer carro que transitar pelas ruas guarapuavanas nesses pontos. 

 

Agente de trânsito acompanha sistema de monitoramento OCR.

 

Com o monitoramento 24 horas das ruas da cidade, o OCR também auxiliará no combate ao crime. O equipamento emite um alerta quando identifica irregularidades como veículos roubados, clonados e não licenciados. O agente responsável recebe a notificação por meio do sistema e via e-mail.

 

 “Aqueles carros ou motocicletas que foram roubados, podem ser repassados para nós pela polícia. Nós cadastramos as placas no sistema e na hora que aqueles veículos passarem por um dos nossos radares, ele vai dar o alerta ao nosso operador, que acionará a polícia para tomar as medidas cabíveis”, explicou o secretário de Trânsito e Transporte, Adalberto José de Campos. 

 

O secretário de Trânsito ainda ressaltou que pretende, ainda neste ano, instalar mais radares e lombadas eletrônicas com essa tecnologia: “Até o final do ano, vamos colocar mais sete ou oito pontos, que também terão o OCR, em todas as saídas da cidade”, finalizou.