
Secretaria de Saúde realiza o primeiro plantão de vacinação de 2023
06/03/2023
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população de Guarapuava, o trabalho estratégico iniciou neste sábado dia 4 de março.
A Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou neste sábado (04), o primeiro plantão de vacinação com todas as vacinas, exceto a da BCG que é aplicada somente nas terças e quintas-feiras.
“A vacinação continua sendo feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), mas vamos reforçar aos sábados para estimular a população a atualizar o esquema vacinal e se proteger contra a Covid-19”, destaca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki.
Neste primeiro sábado de plantão, foram aplicadas 154 doses das vacinas de rotina, incluindo todas as doenças. Da Covid-19, foram aplicadas o total de 67 doses, sendo 11 da bivalente e 26 doses da Pfizer Baby.
“Hoje foi uma ótima oportunidade para colocar as nossas vacinas em dia, pois durante a semana não temos tempo. Tanto por conta do trabalho, quanto das crianças que ficam o dia todo na escola. Então, aproveitamos para tomar além da vacina da Covid-19, a da febre amarela e mais algumas que estavam em atraso”, explicou Leila Boquim, mãe do José Lucas e da Sofia Mariana.
Já Edinéia Nascimento, aproveitou o plantão para receber a vacina contra a COVID-19 e trouxe a filha Melissa Nascimento, de 4 anos, para tomar a primeira dose do imunizante.
“Ela é a primeira e eu a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Achei extremamente válido este trabalho nos sábados, pois durante a semana, eu não conseguia ir até a UBS, por conta do trabalho. Então, aproveitamos o plantão de hoje e agora, estamos imunizadas”, contou.
Além deste sábado, será realizado plantão nos próximos sábados do mês de março (03, 10 e 17 de março).
As pessoas que precisam atualizar as cadernetas de vacinação devem se dirigir nestes dias, à sala de vacina no CISGAP, localizado na rua Presidente Getúlio Vargas, 1523, centro da cidade, das 8h às 17h.
Para receber as vacinas, é necessário comparecer ao posto com o CPF, documento com foto, cartão do SUS e, principalmente, de posse da carteira de vacinação.