Notícias

Secretaria de Saúde promove I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar (SinAD)

19/07/2022

Com o tema: “Discussão de boas práticas e desafios na Atenção Domiciliar”, Guarapuava sedia o I Simpósio de Atenção Domiciliar (SinAD). O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Melhor em Casa, em parceria com o Centro Universitário Uni Guairacá.  

 

O Simpósio será distribuído em três modalidades, com o intuito de orientar, preparar e possibilitar a troca de experiências entre os profissionais da área. 

 

O evento terá três  modalidades de atividades, sendo A PRIMEIRA MODALIDADE, voltada à difusão de conhecimentos. Esta, será constituída de conferências e mesas redondas sobre os temas mais relevantes da atualidade no âmbito da Atenção Domiciliar. Esta modalidade terá a participação de um coordenador e convidados, duração de 75 minutos, sendo 60 minutos para a exposição inicial e 15 minutos para perguntas e respostas. 

 

A SEGUNDA MODALIDADE de atividades é voltada à capacitação profissional e será constituída por minicursos com duração de três horas e, no máximo 50 participantes. Esta modalidade será disponibilizada exclusivamente para participação presencial, a ser realizada no período vespertino (das 13h30 às 17h), no segundo dia do evento, conforme informações no  link

 

Presencial: Uniguairacá – Rua XV de Novembro, centro – Guarapuava – PR.

 

 A TERCEIRA MODALIDADE de atividades, voltada à disseminação científica, terá como objetivo a divulgação dos trabalhos submetidos e aprovados pela Comissão Científica da 1ª Mostra e pela Comissão Julgadora do 1º Prêmio. O período de submissão de trabalhos (pesquisas e relatos de experiências) será de 14 de julho a 14 de agosto de 2022, exclusivamente por meio do link: https://guarapuava.atende.net/subportal/saude/pagina/simposio-inscricoes.

 

A comissão científica selecionará 15 trabalhos de cada eixo temático, para a apresentação oral, com transmissão ao vivo. Os resultados das avaliações dos trabalhos serão disponibilizados aos autores na página do evento. 

 

ATENÇÃO DOMICILIAR

 

A Atenção Domiciliar (AD), como modalidade de Atenção à Saúde, vem conquistando cada vez mais representatividade no que se refere às ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento, reabilitação e paliação em domicílio, buscando, a cada dia, expandir estratégias de cuidado que promovam bem-estar aos usuários e suas famílias.

 

OBJETIVOS do SinAD:

 

-Discutir boas práticas, ações e desafios no contexto da Atenção Domiciliar;

 

-Proporcionar ambiente oportuno para  discussões científicas sobre práticas realizadas na Atenção domiciliar;

 

-Apresentar experiências e evidências científicas das boas práticas, avanços e desafios para a Atenção Domiciliar. 

 

PÚBLICO-ALVO:

 

-Pesquisadores, professores, estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação em saúde e áreas afins;

 

-Dirigentes e profissionais de instituições federais, estaduais, do Terceiro Setor, de diversos serviços e instâncias da saúde; 

 

-Dirigentes e profissionais dos serviços de Atenção domiciliar e demais componentes da Rede de Atenção à Saúde.

 

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 14 de Julho até 1 de Setembro de 2022 e a submissão de trabalho será até 14 de Agosto de 2022, exclusivamente por meio do link: 

https://guarapuava.atende.net/subportal/saude/pagina/simposio-inscricoes