Notícias

Secretaria de Saúde promove conscientização sobre autismo em Guarapuava

25/10/2017

Com a intenção de promover uma maior inclusão de pessoas com autismo na sociedade, nesta quarta-feira (25), a Secretaria de Saúde de Guarapuava em parceria com o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, realizou por meio de panfletagem uma ação de conscientização na Rua XV de Novembro. Os alunos do colégio distribuíram materiais informativos e falaram sobre a síndrome, que tem como característica principal o isolamento social, a falta de interação e a resistência ao toque. “Embora o mês de conscientização da síndrome seja em abril, é importante as equipes de saúde lembrarem e discutirem o tema ao longo do ano, afim de descobrir quem são os portadores e os atenderem da melhor forma possível, sempre com acompanhamento especializado”, afirmou a Secretária de Saúde, Renata Britto.

De acordo com a enfermeira e professora de saúde mental do Colégio Ana Vanda, Telma Rossler, o intuito foi chamar a atenção para a síndrome. “Falar sobre o tema é importante para que os sintomas sejam reconhecidos e os portadores tenham a atenção adequada”, explica Telma.

A ação teve início pela manhã e seguiu durante a tarde. Durante a semana ainda acontecerão palestras e relatos de famílias com membros portadores da síndrome. A programação para esta quinta-feira (26), conta com Mesa Redonda formada por psicólogos, enfermeiros, assistente social e terapeuta ocupacional, a partir das 20h, na Igreja Bom Jesus. Já na sexta-feira (27), as atividades começam partir das 19h30, também na Igreja Bom Jesus, que fica situada na Rua das Violetas, 93, Jardim Pérola D’Oeste.

Postado em 25/10/2017