Notícias

Secretaria de Saúde intensifica testagem de pacientes monitorados da Covid-19

15/06/2020

Tão importante quanto o cumprimento de medidas de prevenção e segurança para enfrentamento à Covid-19, a testagem de pacientes é essencial para o planejamento e execução de ações estratégicas no município. Por isso, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está intensificando a aplicação dos testes do novo coronavírus e continuará a fazer coleta de exames em sistema drive thru no estacionamento do Ginásio Joaquim Prestes todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir de hoje (15), em pacientes monitorados.

 

“Essa ação nos dará números mais precisos sobre o cenário de Guarapuava e um amparo mais consistente sobre a situação epidemiológica local. Com essas informações atualizadas constantemente, nosso monitoramento será ampliado e dará mais segurança, clareza e embasamento para a tomada de decisões, além de fortalecer a atuação no tratamento com o isolamento social, evitando a transmissão comunitária”, salientou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

 

Equipes aplicam testes rápidos e PCR em pacientes (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

Os profissionais que atuam neste plantão de testagem da Covid-19 seguem um protocolo de atendimento feito pela equipe do serviço de call center do município. “Todos os  pacientes que passaram pelo atendimento do 0800 e que são monitorados por nossa equipe são contatados para agendamento do exame.  Em  média, temos de 40 a 60 pessoas agendadas em cada dia, que irão até o Joaquim Prestes para testagem no dia combinado. Isso permite um atendimento organizado, seguro e eficiente”, afirmou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

 

Conforme a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, o município possui testes suficientes que irão assegurar uma cobertura ampla. “Temos testes disponíveis para todos os monitorados que poderão fazer, com o sistema drive thru, tanto os testes PCR (três a sete dia de sintomas) que são enviados ao Lacen, quanto os testes rápidos (após oito dias de sintomas)”, explicou. Nesta segunda (15), segundo o boletim diário, Guarapuava tem 165 pacientes monitorados.

 

Além disso, a Secretaria de Saúde segue com aplicação de testes da Covid-19 em todos os pacientes que apresentam síndrome gripal e procuram atendimento nas UBS do município.