Notícias

Secretaria de Saúde inicia plantão de serviços e vacinação em 3 UBS’s da cidade

15/03/2023

Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Guarapuava inicia o plantão de serviços de saúde e de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde do Morro Alto, Planalto e Xarquinho II. O horário estendido para as atividades será das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira, e vai oferecer acolhimento e escuta das demandas, atualizações cadastrais, procedimentos e consultas de enfermagem realizadas através de pre-agendamentos e de livre demanda.

 

“O plantão deve ocorrer todos os dias nessas unidades e faz parte da nossa estratégia para facilitar o acesso aos serviços de saúde, bem como, ampliar a cobertura vacinal da população. Assim, mesmo quem não consegue ir durante o dia, pode procurar essas UBS’s no fim de tarde ou no período da noite”, defende a secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni.

 

SERVIÇOS

Os procedimentos de enfermagem disponíveis são: administração de medicamentos (injeções), curativos, inalações, retirada de pontos, verificação de pressão arterial. Além desses procedimentos, serão realizadas consultas na área de saúde da mulher (coleta de citológico/exame do preventivo do colo do útero, solicitações de mamografia, planejamento familiar).

 

A população terá acesso à consulta de pré-natal para abertura de cadastro de gestante e consultas para hipertensos e diabéticos. “Enfatizamos que as pessoas podem fazer o preagendamento ou ir espontaneamente nessas Unidades. Nossas equipes de enfermagem vão oferecer todos esses serviços e esperamos promover a saúde, dando atenção maior a quem tem alguma restrição de horário”, complementa Sergio Borack, coordenador de Atenção Primária da SMS.

 

VACINAÇÃO

Todos os imunizantes vão estar disponíveis.  Além facilitar o acesso aos imunizantes, os plantões visam reforçar a proteção contra a Covid-19. Atualmente, o município tem 8 mil doses bivalentes disponíveis nas UBS. “A busca pelas vacinas está abaixo do ideal, queremos que todos se conscientizem que o vírus ainda circula e traz problemas pra nossa saúde. A vacina bivalente protege contra duas variantes e é segura. Além disso, temos doses para todos os públicos, desde os bebês até os idosos”, reforça a Marlene Terezinha Borecki, chefe da Vigilância Epidemiológica.

 

Serviço

Plantão nas UBS’s Morro Alto, Planalto e Xarquinho II

Horário estendido: das 17h às 21h

Atendimento: de segunda a sexta-feira