Notícias

Secretaria de Saúde e Unicentro promovem o 1° Encontro de Integração Ensino-Serviço-Comunidade

02/12/2022

O evento, está relacionado ao COAPES-Guarapuava, tem por objetivo regular os estágios nos cenários de prática que são as unidades de saúde.

 

Nesta sexta-feira (02), ocorreu o 1° Encontro de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). O evento, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está relacionado ao COAPES-Guarapuava e tem por objetivo regular os estágios nos cenários de prática que são as unidades de saúde. 

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, participou do encontro e disse que ações desta natureza são verdadeiros presentes para Guarapuava. O chefe do executivo municipal ressaltou também, a importância de se priorizar o setor de saúde no município, uma vez que se trata de um direito básico de toda a população. 

 

“Sei o quanto é importante termos como prioridade nosso setor da Saúde. Eu já vivi a realidade de trabalhar na área e sei o quanto o setor carece de cuidado e atenção. Não somente com pacientes que são nossa prioridade, mas também na formação e capacitação dos profissionais que atendem à população, para que o trabalho se torne cada vez mais humanizado. Este encontro evidencia isto. É um retrato fiel de que com o esforço e dedicação de cada um, é possível desenvolver grandes projetos”, grifou o prefeito.

 

Conforme Chayane Andrade, secretária de Saúde, com a presença dos acadêmicos nas Unidades de Saúde, o atendimento à população só tem a ganhar. 

 

“Ter os alunos dentro das nossas unidades e na educação em saúde, mostrando nas ações, os atendimentos, mudando a perspectiva dos nossos profissionais, trazendo as novidades e inovação é muito satisfatório para nós. E o feedback realmente vem pela melhoria do atendimento para a população. Então, traz um atendimento mais humanizado, porque o aluno avalia, ele se dedica, ele tem todo aquele comprometimento com a população. E isso faz também com que mude o nosso paradigma para os nossos profissionais”, relatou Chayane. 

 

De acordo com Mônica Tavares, diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES) e também coordenadora do COAPES-Guarapuava, comenta que esse é o primeiro encontro, mas o objetivo é fazer o segundo no ano que vem. 

 

“A principal vantagem do COAPES é a quebra de paradigma. Dizer que tanto o profissional de saúde quanto as universidades têm o papel fundamental de qualificação e de melhoria na assistência prestada ao município de Guarapuava. Por isso, é extremamente importante que estejamos juntos com as instituições de ensino. Hoje temos sete instituições que são contratualizadas via COAPES. E elas têm o mesmo objetivo, que é melhorar a qualificação profissional do nosso servidor e melhorar a qualidade da assistência prestada para a população”, explicou Mônica. 

 

Por fim, o encontro contou com palestra e apresentações de trabalhos feitos pelos acadêmicos.