
Secretaria de Saúde desenvolverá ações do Setembro Amarelo
30/08/2019
Em Guarapuava, o amarelo será destaque no próximo mês. A cor faz alusão a campanha de prevenção ao suicídio conhecida como Setembro Amarelo. A partir desta segunda-feira (02), a Secretaria de Saúde realizará ações intensivas de valorização a vida, com incentivo ao diálogo e apoio às pessoas que passam por um situações difíceis e tem depressão. “Suicídios são uma questão de saúde pública e preveni-los é nosso principal objetivo. As ações do Setembro Amarelo buscam dar visibilidade à questão, propondo debates e levando informações, tanto para a comunidade quanto para os servidores da área de saúde”, destacou o secretário municipal, Celso Góes.
A abertura da campanha vai ser no Centro Integrado de Atendimento da Vila Carli, às 8h. A partir das 14h, o grupo “Falar é a melhor solução” realizará uma ação, coordenada pela Unidade Básica de Saúde do Jordão, no Colégio Estadual Bibiana Bittencourt. A equipe também será orientada pelas professoras Daniela Zanoti Jeronymo, Eliane Pedroso, Marília Araújo Cavalcante e Silvana Sasso, do Departamento de Enfermagem da Unicentro, que vão compartilhar experiências e os conteúdos vistos na disciplina de Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica.
A Secretaria desenvolverá diversas ações nas comunidades durante o mês. Nas Ubs estão programadas apresentações de teatro, palestras com funcionários de empresas e cursos de capacitação. “Queremos oferecer um espaço de diálogo e acolhimento, não só no mês de prevenção ao suicídio, mas como uma ação constante”, afirmou o secretário.
A campanha faz alusão ao dia 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que busca atenção da comunidade para criar estratégias de prevenção ao ato do suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta, porém nove a cada dez mortes podem ser evitadas. A primeira medida preventiva é falar sobre o tema.
Em Guarapuava, a mobilização quer estimular a compreensão do quanto é importante cuidar da saúde mental, com atenção especial aos jovens e adolescentes. A prevenção é um ato de comunicação e a melhor solução ao identificar os comportamentos suicidas é buscar ajuda. Consulte um especialista ou ligue 188, número do Centro de Valorização da Vida (CVV). Gratuitamente, o programa atende pessoas que precisam conversar, tudo de forma sigilosa e confiável.
Publicada em: 30/08/2019.