Notícias

Em busca de referências, profissionais de Pato Branco conhecem modelo de atendimento do programa “Melhor em Casa”

20/06/2023

Quatro profissionais da Secretaria de Saúde da cidade do Sudoeste do Paraná, conheceram o Programa Melhor em Casa, em Guarapuava. A intenção é viabilizar o serviço naquele município.

 

Destaque no Paraná e no Brasil na área da saúde, Guarapuava recebeu, nesta terça-feira, 20 de junho, quatro profissionais da Secretaria de Saúde de Pato Branco. Durante todo o dia, os visitantes conheceram os serviços de saúde da cidade e entenderam sobre a dinâmica do trabalho que vem sendo desenvolvido.

 

Na parte da manhã, a comitiva participou de uma reunião na sede do Programa Melhor em Casa. Na ocasião, a coordenadora daquele Departamento, Maria Theresa Melhem Pelissari, explicou sobre o funcionamento do serviço, bem como, a rotina seguida pelos profissionais que atuam junto ao Programa.

 

“O Programa Melhor em Casa hoje faz parte do Departamento de Atenção Domiciliar. Receber a equipe da Secretaria de Saúde de Pato Branco, foi motivo de muita satisfação, porque eles querem implantar este serviço lá, naquela cidade. Aqui, eles conheceram a gestão e o fluxo de trabalho, bem como, o funcionamento de toda a dinâmica e a rotina dos serviços prestados. Durante a conversa, eu mostrei como funciona o Departamento de Atenção Domiciliar em si. O Programa Melhor em Casa cresceu e, com isso, foi preciso transformá-lo em um Departamento, dentro da Atenção Domiciliar, onde temos vários eixos de trabalho, sendo que o Melhor em Casa é um deles”, detalhou Maria Thereza.

 

“Para nós, é sempre motivo de satisfação receber equipes das Secretarias de Saúde de outros municípios e repassar nossa experiência. Nos últimos anos, promovemos grande avanço nesta área e a atenção básica merece destaque. Possibilitar ao paciente um atendimento de qualidade e humanizado é de extrema importância para a população que precisa desses cuidados. Por isso, afirmo que este Programa só tem a melhorar e vamos continuar investindo ainda mais em políticas públicas como esta. Estamos de portas abertas para dar suporte a outros municípios, pois a saúde pública não pode encontrar barreiras e deve ser prioridade de todos os gestores”, relatou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

Para a diretora da Atenção Primária à Saúde de Pato Branco, Adriana Honaiser Fávero, a visita a Guarapuava foi fundamental para a equipe, uma vez que aquele município pretende implantar o Melhor em Casa para dinamizar o atendimento à população.

 

“Conhecer os serviços oferecidos e a dinâmica do Melhor em Casa em Guarapuava foi de fundamental importância para que seja implantado este serviço em Pato Branco. Até o momento, os atendimentos são realizados pelas UBS. Com a centralização deste trabalho, certamente atenderemos melhor à nossa população, principalmente nos cuidados paliativos e de atenção básica”, relatou Adriana.

 

Na parte da tarde, a comitiva conheceu o Call Center e a UBS Planalto.

 

Além de Adriana, fizeram parte do grupo Rodolfo Engelbert, médico e diretor técnico da Atenção Primária, Luciane Bergamin, enfermeira coordenadora de Estratégia em Saúde da Família, e Janine Pessotto de Cesare, coordenadora de Programas Especiais de Pato Branco.

 

“O objetivo da equipe da Secretaria de Saúde de Pato Branco era conhecer detalhadamente como funciona o Melhor em Casa. Nos últimos tempos, temos recebido muitas pessoas de outros municípios como Palmeira e Chopinzinho, recentemente, que buscam saber do nosso trabalho para implantar este serviço em suas cidades. Na visita de hoje, foi possível mostrar sobre o fluxo de trabalho, com foco no atendimento domiciliar. Acredito que eles saíram com uma boa base para dar sequência aos serviços que realizam naquele município”, concluiu Maria Thereza.

  

MELHOR EM CASA EM GUARAPUAVA

 

A primeira equipe do Melhor em Casa de Guarapuava foi habilitada pelo Ministério da Saúde em 2014. A cada ano, o Programa vem sendo ampliado por meio de investimentos em estruturas, equipamentos, equipes, tecnologias e recursos que possibilitem cada vez mais o melhor cuidado do usuário em sua residência.

 

O Melhor em Casa garante a continuidade do cuidado e a atenção especializada para os pacientes que possuem problemas de locomoção ou alguma dificuldade física. Atua na assistência à saúde e colabora para a diminuição dos riscos de infecções, já que a pessoa assistida está longe do ambiente hospitalar.

 

Atualmente, Guarapuava conta com duas equipes habilitadas pelo Ministério da Saúde, compostas por médicos, fisioterapeutas, fonoaudióloga, nutricionista, assistente social, psicólogo, enfermeiros, técnicos de enfermagem e cirurgião dentista.

 

Somente no ano de 2022, foram realizados mais de 12 mil atendimentos, incluindo antibioticoterapia venosa, soroterapia, atendimentos com traqueostomia, paracentese de alívio, passagem de sonda nasoenteral com acompanhamento nutricional, fisioterapia motora e respiratória, terapias fonoaudiológicas, medicações por hipodermóclise, dentre outros procedimentos complexos, além de acompanhamentos para pacientes em suporte paliativo em fase final de vida.

 

O PROGRAMA

 

O Melhor em Casa foi instituído no Brasil em 2011 e integrado ao Programa SOS Emergências na Rede de Atenção às Urgências no âmbito do SUS, por meio da Portaria ministerial nº 1.208 de 18 de junho de 2013. Atualmente ele é regido pela portaria 825, de 16 de abril de 2016. De 2011 a 2014 o Programa passou por um período de expansão, com demanda de cursos, apostilas, cadernos de diretrizes de atendimento entre outros. Em 2016 entra em uma nova etapa de qualificação e potencialização da estrutura e novos procedimentos.

 

SERVIÇO

 

A sede de atendimento do Programa em Guarapuava, está integrada ao espaço do Centro Municipal de Curativos Especiais, na Rua Guaíra, 2069, Alto da Rua XV de Novembro.