Notícias

Secretaria de Saúde de Guarapuava recebe comitiva da cidade de Palmeira

25/04/2023

O intuito da visita foi conhecer o funcionamento do projeto Saúde Digital e do Departamento de Atenção Domiciliar, responsável pelo programa Melhor em Casa.

 

Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Saúde de Guarapuava recebeu a visita de uma comitiva da Secretaria de Saúde do município de Palmeira. A equipe pode conhecer as ações e projetos de Guarapuava, que são referências no Paraná, como projeto Saúde Digital e o Departamento de Atenção Domiciliar, responsável pelo programa Melhor em Casa.

 

“É extremamente importante sabermos que estamos sendo referência para outros municípios. Temos trabalhado muito para que consigamos aprimorar nossos programas e projetos para melhorar ainda mais o atendimento à população guarapuavana”, destacou a secretária municipal de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.

 

Durante a visita a equipe pode conhecer o formato do Departamento de Atenção Domiciliar de Guarapuava, além de todo o  fluxo de distribuição, logística, composição da equipe e de funcionamento. O Melhor em Casa garante a continuidade do cuidado e a atenção especializada para os pacientes que possuem problemas de locomoção ou alguma dificuldade física. Atua na assistência à saúde e colabora para a diminuição dos riscos de infecções, já que a pessoa assistida está longe do ambiente hospitalar.

 

“Perceber o quanto nosso trabalho vem sendo importante na implantação de serviços nos outros municípios, tem sido muito gratificante para a gente. Nós, que estamos a frente no atendimento domiciliar e saber que os outros municípios vem nos visitar e nos usam como referência é saber que a gente está no caminho certo”, destacou a nutricionista e diretora do Departamento de Atenção Domiciliar de Guarapuava, Maria Theresa Melhem Pellissari.

 

A chefe da assessoria da Atenção Secundária de Saúde de Palmeira, Bruna Fernanda de Santos, ressaltou que levará exemplos da estrutura e do funcionamento dos programas para o município. 

 

“Em contato com alguns profissionais aqui de Guarapuava, nós percebemos que estava sendo criado esse Departamento de Atenção Domiciliar, e como o município já era referência para nós, entramos em contato e a gente achou muito interessante essa ideia.  Gostamos da iniciativa e aprendemos muito sobre como que funciona os programas de Guarapuava. Agora temos essa bagagem para possamos tentar fazer algo parecido em nosso município”, finalizou.